09/01/2008 06h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Visitantes e moradores de áreas de risco potencial devem se vacinar contra febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está alertando os municípios do Espírito Santo para a vacinação da população contra a febre amarela. No Estado, 39 cidades estão em áreas consideradas de risco potencial, já que estão próximas de estados que registraram casos nos últimos anos.

Nos municípios que são considerados de risco potencial, a vacina está disponível em todos os postos de saúde com sala de vacinação e toda a população acima de nove meses de idade deve tomá-la.

Quem planeja visitar alguma dessas regiões ou viajar para o Centro-Oeste e Norte do país, ou para o Maranhão, Minas Gerais e São Paulo, também deve tomar a dose da vacina. Pessoas que forem viajar para fora do país podem tomar a dose no aeroporto da Capital.

Apenas gestantes, pessoas com problemas de saúde que levam à baixa de imunidade, alergias graves a algum componente da vacina ou menores de seis meses de idade não podem receber a dose de imunização. A vacina é segura, tem validade de dez anos, está disponível em todos os municípios do Estado e a aplicação é feita em dose única.

Para ajudar a notificar a população da necessidade da dose de imunização, o subsecretário estadual de Saúde, Francisco José Dias, o coordenador da Unidade de Resposta Rápida, Gilton Almada, e a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Marta Casagrande, participaram de uma coletiva na tarde desta terça-feira (08).

“Estamos alertando todos os municípios para que fiquem atentos com possíveis casos da doença”, informa Gilton Almada. Apesar de não haver registros de febre amarela no Espírito Santo desde 1932, a Sesa realiza ações de vacinação contra a doença regularmente.

Segundo Marta Casagrande, a proximidade com estados que já tiveram casos da doença, como Minas Gerais, Goiás e Bahia, faz com que o Estado esteja sempre alerta.

“Além da proximidade geográfica, tem a proximidade hidrográfica com Minas Gerais. Foram registrados casos de morte de macacos pela doença na baía do Rio Doce, em Minas Gerais, que corta também o Espírito Santo. Sabemos que os animais migram em busca de comida e água. Isso pode trazê-los para cá”, alerta a coordenadora.

Ações da Sesa

A Unidade de Respostas Rápidas da Sesa enviou um alerta do Ministério da Saúde (MS) para as vigilâncias municipais e para os hospitais do Espírito Santo pedindo que fiquem atentos para possíveis casos da doença.

Além disso, a Vigilância Epidemiológica Estadual está agendando uma reunião com autoridades do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) sobre a fiscalização de epizootias (morte de macacos infectados com a febre amarela).

O Programa Estadual de Imunizações também enviou alertas para todas as regionais de saúde sobre os riscos da doença e pedindo que intensifiquem as ações de vacinação. Para isso, a Sesa já entrou em contato com o Ministério da Saúde e pediu 50 mil doses extras da vacina, somando um total de 70 mil doses para serem distribuídas.

Em 2007, a Sesa distribui cerca de cem mil doses de imunização para os municípios. Já em 2001, foram distribuídas 327.550 vacinas por causa de um surto em Goiás e Minas Gerais. Em 2003 foram aplicadas 187.772 doses, e em 2004 foram 308.696, também por causa de surtos no estado mineiro.

A doença

A letalidade da doença chega a atingir 51% das pessoas que contraem o agravo. Em 2007, houve a notificação de seis casos de febre amarela no País, sendo um caso no Amazonas, três em Goiás, um em Roraima e outro no Pará.

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte. A transmissão ocorre principalmente em regiões de matas, por meio de picada de mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes.

No passado, também havia a ocorrência da febre amarela urbana, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, mas desde 1942 não há casos de febre amarela urbana no Brasil.

Confira os municípios considerados de risco potencial:

- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte