08/07/2015 15h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Voluntários ganham festa no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Para comemorar dois anos da participação de voluntários sociais e religiosos no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, os setores de Capelania e Projetos Sociais se uniram e organizaram uma confraternização com as equipes. O encontro reuniu mais de 150 pessoas e contou com palestras e atividades lúdicas.

“A participação de cada um é muito importante para pacientes, acompanhantes e visitantes da instituição. Eles dedicam tempo para levar conforto, apoio espiritual e atender às necessidades das pessoas. Queremos agradecer toda dedicação e comemorar esses dois anos de trabalho para levar amor ao próximo, porque o voluntariado é isso, é amor”, falou a coordenadora do setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida.

Ao final, os voluntários foram convidados a falar sobre o trabalho desenvolvido na instituição. Na ocasião, a voluntária Auxiliadora da Penha, de 61 anos, disse que nunca tinha trabalhado com o apoio espiritual, mas sentiu que tinha chegado a hora. “Fiquei sabendo do voluntariado com algumas colegas que já participavam e decidi também dedicar parte do meu tempo aos doentes. Hoje, me sinto mais fortalecida e grata pela participação. O carinho que a gente recebe do paciente é que me motiva a voltar todos os dias. Vocês querem me ver triste é quando não posso ir porque tenho algum outro compromisso”, desabafou.

Outro voluntário que deixou o seu depoimento foi José Nascimento. Ele decidiu participar quando, internado em um hospital para fazer a terceira cirurgia do coração, recebeu a visita do grupo Palhaços da Alegria. “Eu estava na cama do hospital, minha pressão estava muito alta e os remédios não estavam normalizando. Nessa hora, o grupo Palhaços da Alegria entrou e perguntou se podiam conversar comigo. O momento foi tão descontraído que, simplesmente, esqueci que estava no hospital, parecia que eu estava na minha casa. Quando eles foram embora, minha pressão tinha normalizado e pude perceber a importância desse trabalho para os doentes e seus familiares”, lembrou o aposentado.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o trabalho do voluntariado é dividido em dois grupos: religiosos e sociais. As pessoas que preferem dedicar o tempo a levar apoio espiritual, uma palavra acolhedora e amenizar a dor estão ligadas ao setor de Capelania. E outras que dedicam o tempo para atividades sociais como apoio especializado, oficinas com viabilidade econômica, trabalho humanizado estão ligadas ao setor de Projetos Sociais. Isso não impede que, a mesma pessoa trabalhe nos dois grupos, tudo depende da vontade do voluntário.



Participe você também

Se você também deseja participar das atividades, dedicar parte do seu tempo e levar conforto aos pacientes, acompanhantes e visitantes do Hospital Dr. Jayme pode se inscrever. Para tanto, basta procurar o setor de Capelania ou Projetos Sociais e deixar o seu nome. Já há uma lista com mais de cem pessoas inscritas para participar da próxima capacitação.

Os voluntários passam por um treinamento em que são orientados quanto as normas da instituição, informações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e outros itens indispensáveis para o trabalho leito a leito.

Informações

Para outras informações, basta procurar a coordenadora do setor de Projetos Sociais, Marta Almeida, no e-mail marta.almeida@hejsn.aebes.org.br ou no telefone (27) 3331-7713.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard