29/03/2018 18h33

Festa de Páscoa faz alegria das crianças no Himaba

Certos de que a Páscoa é uma época do ano que encanta as crianças, enfermeiros, assistente social, técnicos de enfermagem e voluntários se juntaram para não deixar o momento passar em branco no Hospital Estadual Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Nesta quinta-feira (29), eles distribuíram chocolates, arrecadados por meio de doação, para os pequeninos que estão em atendimento na unidade.

O objetivo, segundo Tatiana Santos Luchi, psicóloga do Himaba, foi levar alegria para os pacientes. “Iniciativas como essa são importantes porque significam uma grande contribuição emocional para as crianças que estão doentes. Todos os sentimentos envolvidos nessas comemorações são como um estímulo para que os pacientes enfrentem melhor a enfermidade”, ressaltou a psicóloga.

O grupo percorreu todas as unidades do hospital, distribuindo deliciosos chocolates e também muito sorriso por onde passava. Chamou atenção a preocupação na escolha dos chocolates. As guloseimas foram divididas em zero açúcar, sem lactose e sem gordura, isso para manter a dieta dos pacientes em tratamento. Ao perceber a movimentação e saber que o coelhinho da Páscoa estava passando por ali, as crianças ficaram agitadas e o que se via eram risos e vozinhas que diziam: “Eu quero!”.

A coordenadora do Serviço Social do Himaba, Shirliane Pereira, comenta que o ambiente hospitalar se transforma com ações como a desta quinta-feira no Himaba, principalmente quando se trata de um hospital infantil. “É importante transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais agradável, em que as crianças se sintam bem. Ações assim trazem a família mais para perto e acalmam o coração dos pais e das crianças, que por muitas vezes ficam muito apreensivos. Isso também é trabalhar a humanização do hospital”, afirmou.

No Himaba, as datas comemorativas costumam ser sempre lembradas. Além da Páscoa, o Dia das Mulheres, o Dia de São João, o Dia das Crianças, Natal e outras datas são celebradas com o objetivo de promover a integração entre os pacientes, suas famílias e os profissionais que trabalham diretamente na assistência ao paciente. Essas iniciativas fazem parte do Programa de Humanização do Atendimento, que tem como objetivo firmar o hospital como um ambiente acolhedor, propício ao trabalho dos funcionários e à recuperação das crianças ali atendidas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard