Hospital Estadual Dr. Jayme recebe alunos que vão cursar disciplinas práticas
.jpeg?v=638429852883040710)
A volta às aulas movimentou o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Cerca de 70 alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina de faculdades da Grande Vitória receberam as boas-vindas da unidade onde vão cursar os períodos de internato e as atividades do estágio curricular. Como estarão integrados ao corpo funcional do hospital, os estudantes começaram o ano letivo participando do Treinamento de Integração de Novos Colaboradores (TINC).
Os treinamentos são ministrados por alguns setores da instituição, como o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e o setor de Comunicação.
Para o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI), setor responsável pelas atividades acadêmicas desenvolvidas no Hospital Dr. Jayme, esse momento é importante para a ambientação dos alunos.
“Temos alunos de três cursos de diferentes períodos e instituições. São culturas acadêmicas e formações distintas adentrando em um ambiente novo, por isso, esse encontro é tão importante”, disse a coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do hospital, Patrícia Teixeira.
O internato hospitalar corresponde, geralmente, aos últimos dois anos do curso de graduação em Medicina. O aluno participa de um estágio na unidade de saúde para acompanhar as disciplinas básicas do curso: saúde coletiva, saúde materno-infantil, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, cirurgia geral, clínica especializada e pediatria. Já nos cursos de Enfermagem e Nutrição, algumas matérias do currículo são obrigatórias e devem ser praticadas em ambiente hospitalar.
Patricia Teixeira explicou aos alunos as principais questões acadêmicas e normatizações do hospital, e lembrou que esse é o momento de atividades eminentemente práticas. “O período de internato e estágio obrigatório é caracterizado pela prática intensa e contínua de tudo o que vocês aprenderam em sala de aula até agora, mas com um detalhe, sempre sob supervisão docente”, destacou.
Ensino e Pesquisa
A Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, acredita que a formação de novos profissionais e a prática acadêmica são fundamentais para agregar novos valores à saúde. Por isso, mantém parceria com instituições de ensino, por meio do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Secretaria da Saúde (Sesa).
“Com a parceria, todos saem ganhando. Os alunos ganham por contarem com uma formação baseada em evidências e por terem à disposição uma excelente estrutura, com profissionais extremamente capacitados, e a instituição, que incentiva o ensino e a pesquisa por meio do internado, da residência médica, da produção científica e, principalmente, da humanização da saúde”, avaliou o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br