24/01/2014 12h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Hospital Estadual Central tem alto índice de satisfação

O índice geral de satisfação dos usuários do Hospital Estadual Central (HEC) atingiu uma média de 94,63% em 2013. Ao longo do ano, o índice sofreu algumas variações, mas em todos os meses ficou bem posicionado, chegando a atingir 97,36% de satisfação.

Na avaliação por serviço e por unidade, o índice de satisfação também é muito bom. No último trimestre de 2013, os serviços médico e de enfermagem obtiveram, respectivamente, 96,45% e 95,52% de aprovação entre os usuários; e os serviços de hotelaria e nutrição apresentaram 98,17% e 96,13% de satisfação. Quanto às unidades de internação, ambulatório (consultas) e exames de imagem, o índice de satisfação no período atingiu 94,37%, 95,05% e 95,36% respectivamente.

A Gerência Administrativa do HEC ressalta que essas informações são de suma importância, por isso o hospital tem trabalhado as demandas do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) em parceria com o Comitê de Avaliação e Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que monitora a atuação da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) na gestão do hospital.

A Gerência Administrativa salienta que é prioridade do hospital atender bem os usuários e diz que o HEC sempre apresentou resultados satisfatórios, mas que está sempre buscando aprofundar a análise dos problemas para aperfeiçoar os processos.
“A sugestão, por exemplo, é uma ferramenta muito importante. Se trabalhada, transforma-se em melhoria, mas, se for deixada de lado, pode virar reclamação e impactar os indicadores. Assim também é com a reclamação. Em se tratando de usuário, todas as informações são bem-vindas e todas devem ter a devida atenção”, salienta o responsável pelo SAU.

Tempo de resposta

Quando o usuário faz uma reclamação, ele espera uma resposta assertiva e rápida. Pela legislação, o prazo para retorno é de sete dias, mas o HEC tem uma meta mais ousada: a partir do momento em que o SAU encaminha a demanda para a unidade, o gestor tem até três dias para responder. Assim, o hospital tem conseguido diminuir o prazo de retorno para o usuário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Juliana Rodrigues
Cel.: (27) 9227-1031
comunicacao@hec.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard