O que é?

       

        Links úteis:

O Instituto é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. A Sesa passará a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios. A partir do ICEPi será criado um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas. 

Além disso, o ICEPi incorpora áreas de tecnologia da pasta para colaborar com os municípios e a rede hospitalar própria, como, por exemplo, com a implantação do prontuário eletrônico.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

A proposta é que seja permitido fazer pagamentos de bolsas de formação em residência médica e residência multiprofissional. Em quase todas as áreas da Secretaria haverá programas de formação, como um curso sobre o Aperfeiçoamento em Controle Social, por exemplo. A proposta permitirá ampliar a oferta de profissionais habilitados a prestar serviços na área da saúde e também despertar interessados na área.

Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) e Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

No dia 19 de junho de 2019, a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) com o intuito de desenvolver e estabelecer relações de cooperação acadêmica, científica e cultural assinou Termo de Cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O  objetivo principal é o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para formação e desenvolvimento de trabalhadores para o SUS, desenvolvimento e difusão de tecnologia, pesquisa científica e inovação tecnológica, planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde.

A cerimônia para a assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória, e contou com a presença do presidente da SOBRAMH, André Wajner e da diretora do ICEPi, Quelen Tanize.

Um dos objetivos do termo é realizar treinamentos de supervisores de medicina hospitalar e de hospitalistas em toda a rede de saúde do Espírito Santo.

Para André Wajner, “o projeto do Espírito Santo vai ser fundamental para o modelo de medicina hospitalar para todo o Brasil”.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard