Baixa adesão à vacina contra HPV é tema de encontro em Vitória
A melhoria da cobertura vacinal contra o HPV no público de crianças e adolescentes no Espírito Santo será um dos temas debatidos no I Encontro de Saúde na Escola. O evento será realizado nesta segunda-feira (08), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória. O objetivo é ampliar as estratégias e discutir temas pertinentes à saúde na educação.
Promovido em parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, o encontro reunirá representantes da área da saúde e da educação de 70 municípios capixabas, além da presença de representantes do Governo do Estado.
“O Ministério da Saúde, através do PSE propõe 12 ações a serem implementadas no Espírito Santo. Serão quatro encontros no ano para a discussão das estratégias. Neste primeiro, Imunização, Promoção da Segurança Alimentar, Ações de Combate ao Mosquito Aedes aegypti e Promoção da Cultura de Paz serão os assuntos abordados”, explica a representante estadual do Programa Saúde na Escola, Érika Saiter.
Meta
A vacinação contra papilomavírus, o HPV, teve baixa adesão por parte do público-alvo no Brasil em 2018, e no Espírito Santo a situação não foi diferente. Na segunda dose da vacina para as meninas, de 9 a 14 anos, apenas 58,17% (104.476) se vacinaram. Para os meninos, de 11 a 14 anos, ainda mais baixo, 27,22% (34.342), quando a meta estabelecida é de 80%.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesa, Danielle Grillo, explica que a vacina de HPV é importante para a prevenção futura de cânceres, como de colo de útero e vulva nas mulheres, e cânceres de pênis nos homens e previne também outros tipos da doença.
“A vacina HPV é uma medida com grande eficácia para a prevenção contra infecções pelo vírus. Ela previne também contra cânceres de boca, orofaringe, ânus e também contra verrugas genitais em ambos os sexos”, disse.
No Espírito Santo, para o biênio de 2018-2019 estima-se cerca de 400 novos casos de câncer do colo de útero, segundo dados da Vigilância do Câncer do Colo de Útero, da Sesa. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em dados mais recentes, 5.847 mulheres morreram em 2016, devido ao câncer do colo de útero, sendo 97 dessas mortes no Espírito Santo. Em relação ao número de casos, para o biênio 2018-2019, a estimativa é de 16.370 novos casos da neoplasia.
A vacina HPV está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde dos municípios, conforme Calendário Nacional de Vacinação para o público adolescente (são duas doses com seis meses de intervalo para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos). Além disso, está disponível, também, para pessoas de 9 a 26 anos de idade HIV positivas, transplantadas e em tratamento contra o câncer. Nos meses de março e setembro, há a intensificação da vacinação em parceria com as escolas públicas e privadas para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Fake News e mitos
A baixa adesão que preocupa o Estado está relacionada, segundo Danielle Grillo, a uma série de mitos e notícias falsas, conhecidas como “Fake News”: “Os pais acabam não vacinando seus filhos por causa de informações falsas disseminadas, principalmente nas mídias sociais. Outro motivo é o mito da iniciação sexual, por acreditarem que tal vacina incentivaria o início da vida sexual”.
Danielle lembra sobre a importância e o foco da vacina HPV nesta faixa etária – crianças e adolescentes. “É preciso deixar claro que é uma vacina segura e sua eficácia é de 98%. É importante que os pais acessem informações fidedignas, pois o foco dela é combater cânceres. E reforçar que essa faixa etária é o momento ideal para a vacinação, pois não tiveram contato com o vírus e terão uma resposta imunológica mais satisfatória”, informa.
De acordo com a coordenadora, a fim de superar essa realidade e poder alcançar a meta estabelecida, a Sesa busca diversas medidas que são desenvolvidas em conjunto com os municípios. Entre as medidas estão: fomentar os municípios a desenvolverem as ações de vacinação nas escolas públicas e privadas para melhor adesão do público alvo em parceria com o Programa Saúde na Escola; busca ativa através dos agentes comunitários de saúde; divulgação de material informativo sobre a importância da vacinação; e educação em saúde.
Serviço
I Encontro do Programa de Saúde na Escola
Data: 08/04/2019
Horário: 9h às 16h
Local: Auditório da Sesa Enseada - Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim
Varejão, 225, Ed. Enseada Plaza, Enseada do Suá, Vitória.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br