Câmara Técnica Estadual Normativa DST, Aids e hepatites virais se reúne para buscar soluções

Na manhã desta sexta-feira (22), a Coordenação do Programa DST Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou uma reunião da Câmara Técnica Estadual Normativa sobre DST, Aids e hepatites virais. O encontro aconteceu no auditório da Sesa Enseada, em Vitória, e foi direcionado a profissionais da saúde que atuam no acolhimento de pacientes diagnosticados com algum tipo de Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
De acordo com a coordenadora do Programa DST Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sandra Fagundes Moreira, com o aumento no número de pessoas infectadas com alguma IST, é preciso montar uma estrutura adequada junto aos municípios para atendê-las, inclusive porque em alguns casos de infecção a pessoa foi vítima de algum tipo de violência sexual. Por isso, segundo Sandra, é fundamental montar uma estrutura adequada para o atendimento de casos de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais.
Durante a reunião, a técnica de Modelagem de Processos da Sesa, Mariela Pitanga, também ressaltou que é preciso ficar atendo ao processo de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para os diagnósticos de HIV, Aids e hepatites B e C, e mudar quando necessário. “A mudança é difícil, mas se é para melhorar, deve ser realizada”, disse.
Aumento no registro de casos de HIV
No Espírito Santo, uma média de 1.200 novos casos de infecção pelo HIV têm sido registrados por ano nos últimos quatro anos. Esse número de diagnóstico é maior do que os números registrados até 2014, quando a média de novos diagnósticos era de aproximadamente 500 casos.
No ano de 2018, em uma análise parcial dos dados, o Estado registrou 1.101 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus. Em 2017, foram registrados 1.255 novos casos da doença. Até 2018, um total de 11.980 pessoas que vivem com HIV/Aids estavam em tratamento com antirretrovirais nos Serviços Especializados do Espírito Santo. Os dados são do Boletim Epidemiológico IST/Aids nº 33.
Saiba mais
- Aids e HIV são a mesma coisa?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). No entanto, há muitas pessoas soropositivas para o HIV (com o vírus) que vivem durante anos sem desenvolver a síndrome.
- Como o vírus é transmitido?
O HIV é transmitido nas relações sexuais desprotegidas, no compartilhamento de seringas e agulhas, transfusão de sangue contaminado, reutilização de objetos perfuro-cortantes com presença de sangue ou fluidos com o vírus e durante a gravidez/parto e amamentação (se a grávida HIV positiva não tomar os medicamentos antirretrovirais).
- HIV pode ser transmitido durante o sexo oral?
Sim. A transmissão do HIV ocorre quando há uma troca de fluidos corporais e isso é possível durante o sexo oral.
- Aids tem cura?
Uma vez no sangue, o HIV não é eliminado. O que se pode fazer é reduzir a carga viral com o chamado "coquetel antirretroviral", que diminui a taxa de multiplicação do HIV. A doença tem tratamento, mas ainda não tem cura.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643