Sesa inicia mais uma semana de atividades da planificação na Região Metropolitana

Começou nesta segunda (19) e vai até sexta-feira (23) a 2ª Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) na Região Metropolitana de Saúde. Nesta semana, participam da oficina os municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra.
Nesta segunda oficina, o objetivo é analisar os modelos de acesso do usuário aos serviços da APS. Para tanto, facilitadores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) vão coordenar uma dinâmica de exercícios em grupos, seguidos de compartilhamento dos produtos extraídos das discussões e sistematização das informações trabalhadas.
A Região Metropolitana de Saúde é composta por 20 municípios, e os outros 14 municípios – Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante – participaram da 2ª Oficina de Planificação da APS entre os dias 05 e 09 de fevereiro.
As oficinas de planificação da atenção à saúde são seis, no total, e acontecerão até o mês de julho, quando haverá o encerramento com a participação do consultor do Conass Eugênio Vilaça Mendes.
Objetivo da planificação
A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.
Segundo a coordenadora da Planificação da Atenção à Saúde na Região Metropolitana de Saúde, Ana Laurita Nunes Maia, as oficinas não podem ser avaliadas isoladamente, pois elas fazem parte de um conjunto, e a cada semana de oficina avança-se um pouco mais na reorganização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde.
A oficina
A abertura da segunda oficina, nesta segunda-feira (19), acontece no auditório da ETSUS, em Vitória, e conta com a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Saúde na Região Metropolitana de Saúde, além de representação do Conass e do nível central da Sesa. Também participam do evento os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, as referências municipais da planificação e facilitadores municipais das oficinas de planificação.
Na terça (20) e na quarta-feira (21), serão realizadas oficinas em cada um dos municípios participantes, conduzidas por facilitadores da Sesa e dos próprios municípios. Estas oficinas acontecem em dois dias para que os municípios possam dividir em turmas os profissionais que trabalham nos serviços de saúde, de forma que as unidades não fiquem desassistidas.
Já na quinta-feira (22), os profissionais dos seis municípios vão realizar atividades na unidade laboratório do município da Serra. “Quando vão para a unidade laboratório, os profissionais recebem tutoria. O tutor é o profissional que vai trabalhar adequações no processo de trabalho da unidade, conforme um cronograma previamente estabelecido e de acordo com a necessidade de cada unidade percebida pelos profissionais”, explicou Clay Grazziotti Assef, especialista em Gestão, Regulação e Vigilância da Superintendência da Sesa na Região Metropolitana.
Assef disse, ainda, que a unidade laboratório do município polo é um local onde acontece a tutoria na semana de planificação. É lá onde os profissionais vão aprender o processo. Ao final da semana de atividades, cada um volta para o seu município para aplicar a tutoria na unidade laboratório que fica em sua própria localidade.
A semana de atividades se encerra na sexta-feira (23), com a reunião do grupo condutor da planificação, que faz uma avaliação da semana de atividades.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643