27/11/2017 16h42 - Atualizado em 27/11/2017 17h06

Estado e municípios discutem criação de consórcio para aquisição de medicamentos

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, recebeu, na tarde desta segunda-feira (27), prefeitos, secretários de saúde e representantes do serviço de assistência farmacêutica dos municípios de Viana, Serra, Itaguaçu, Vitória, Guaçuí e São Domingos do Norte. A pauta da reunião foi a criação de um consórcio para aquisição de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica.

Atualmente, os municípios capixabas adquirem os medicamentos do componente básico por meio de licitação própria ou aderem à ata de registro de preço disponibilizada pelo Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Registro de Preços (SERP). O SERP foi criado para tornar o gerenciamento do componente básico mais eficiente. Com esse sistema, os medicamentos básicos podem ser adquiridos de forma centralizada, otimizando a aplicação de recursos financeiros e reduzindo gastos na compra de medicamentos fornecidos pelos municípios.

Com o consórcio, no entanto, o objetivo é não só garantir a compra de medicamentos para todos os municípios consorciados com um custo menor, mas conferir mais agilidade ao processo de compra e redução de preço. “Vamos ajudar no que for preciso. O projeto é conjunto. O primeiro passo é formatar um modelo de consórcio para este serviço. Depois vamos dando os outros passos e resolvendo as questões. Isso é interesse de todos e tem que ter adesão dos municípios”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Uma comitiva do Espírito Santo composta por representantes de Viana, Serra, Itaguaçu, Vitória, Guaçuí, São Domingos do Norte e Conceição do Castelo, além de uma representante da Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), esteve no Paraná, no dia 09 de novembro, para conhecer a experiência daquele estado em aquisição centralizada de medicamentos por meio do Consórcio Paraná Saúde. Lá, eles conheceram a estrutura operacional envolvida na aquisição e distribuição de medicamentos da assistência farmacêutica básica aos municípios paranaenses.

“Hoje, os municípios da Região Metropolitana gastam, em média, R$ 50 milhões com medicamentos. Se com este modelo a gente conseguir economizar 10%, já serão R$ 5 milhões de economia que poderemos investir em compra de mais medicamentos, por exemplo. O diferencial é a redução de preço e agilidade na entrega do medicamento”, destacou o prefeito de Viana, Gilson Daniel.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard