Estado e municípios discutem modelo de gestão do Centro de Consultas do Sul

O modelo de gestão e assistência do Centro de Consultas da Região Sul foi tema da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada nesta terça-feira (16), em Guaçuí. O encontro iniciou a discussão sobre o funcionamento da unidade, que será implantado no município para atender toda a região. Participaram da reunião 18 secretários municipais e representantes de todas as 26 cidades da Região Sul de Saúde.
De acordo com o subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, Silvio Machado, os modelos de gestão e atenção à saúde apresentados partem da experiência da Região Norte, onde será instalado, neste ano, o primeiro Centro que integrará a atenção primária à secundária.
Silvio Machado explica que para o funcionamento dos Centros, gestores municipais e estaduais definem, em conjunto, o melhor modelo de gerenciamento de acordo com a realidade e características de cada região.
“Os Centros trabalham um novo paradigma, que é integrar a atenção primária a média complexidade por meio da oferta de consultas e exames especializados. E nessa primeira agenda na Região Sul foram discutidos os modelos de co-financiamento e co-gestão, modelo assistencial, organização e integração com a Atenção Primária à Saúde”, afirma.
Algumas etapas para o funcionamento do Centro da Região Sul já foram concluídas, como a finalização da obra e aquisição de equipamentos. A previsão para conclusão do modelo de gestão é de três a seis meses e para o funcionamento do Centro em 2017.
“O serviço não somente ampliará a oferta de média complexidade, como também integrará as reais necessidades da atenção primária, pois vai funcionar como atendimento complementar. Dessa forma, melhorará a resolutividade da atenção primária à saúde”, destaca Silvio Machado.
Novo modelo de atenção à Saúde
A implantação dos Centros faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco centros de especialidades distribuídos nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa. O Centro de Nova Venécia será a primeira unidade a entrar em funcionamento, com previsão para este ano. Em setembro, terão início as agendas para definição do modelo de gestão com as Comissões Intergestores Regional (CIR) da Região Central e Metropolitana.
Cada Centro terá capacidade de realizar até 232 mil procedimentos por ano, entre consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, ortopedia e exames especializados, como radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia, endoscopia, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27
Foto: Divulgação/Sesa