25/04/2018 17h04 - Atualizado em 25/04/2018 18h10

Hospital São Lucas realiza a 1ª Semana de Segurança do Paciente

Para despertar a atenção dos profissionais quanto aos protocolos de Segurança do Paciente, o Hospital Estadual São Lucas, que fica no bairro Forte São João, em Vitória, promove, até a próxima sexta-feira (27), a 1ª Semana de Segurança do Paciente.

A ação está inserida dentro da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, iniciativa implantada pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é sensibilizar profissionais, pacientes, acompanhantes e familiares quanto a busca pelo cuidado de saúde de qualidade, evitando os eventos adversos.

Para isso, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital buscou recursos lúdicos, como apresentação de teatro e paródia, para reforçar a promoção da cultura de segurança já implantada na unidade, com o foco nas seis metas internacionais de segurança do paciente: identificar corretamente do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de queda e lesão por pressão.

A iniciativa ficou mais dinâmica, pois os profissionais do NQSP visitaram todas as áreas do hospital, usando roupas e acessórios descontraídos nas cores que representam os riscos da segurança do paciente. “Quando o paciente é admitido na unidade, ele recebe uma pulseira branca de identificação. Se durante a assistência for visualizado algum risco para o tratamento e recuperação do paciente, como os riscos de queda e de alergia, por exemplo, ele recebe uma identificação na sua pulseira, representadas pelas cores amarelo e vermelho, respectivamente”, explicou a gerente do NQSP, Luciene Rocha.

Segundo Luciene, a ideia é inserir o próprio paciente na cultura de segurança implantada no hospital. “É a partir do conhecimento que as pessoas se transformam em agentes de boas práticas diárias, tornando a assistência de qualidade, eficaz e segura”, acrescentou.

Nesta quarta-feira (25), às 19h30, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem irão participar de uma palestra com o tema “Compreendendo a Importância da Segurança do Paciente”, desenvolvida pela infectologista, pós-graduada em Controle de Infecção e especialista em Melhoria Faculty pelo IHI (Brasil), Daniela Sperandio Feitosa Dalla Bernadina.

 

Confira a programação:

25/04 (Quarta-feira) e 26/04 (Quinta-feira)

- 9h às 16h30 – Palestra sobre os Protocolos de Segurança do Paciente

Palestrantes: Luciene Rocha e Cleide Costa, gerente e enfermeira do Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente do Hospital Estadual São Lucas, respectivamente.

  • Teatro representativo do Protocolo de Cirurgia Segura
  • Exibição de vídeo sobre Segurança do Paciente

Local: auditório do hospital.

- 14h – Cine Segurança do Paciente

Local: auditório do hospital

- 19h30 – Palestra Compreendendo a Importância da Segurança do Paciente

Palestrante: Dra. Daniela Sperandio Feitosa Dalla Bernardina, médica infectologista, pós-graduada em Controle de Infecção e Especialista em Melhoria Faculty pelo IHI (Brasil)

Local: auditório do hospital

 

27/04 (Sexta-feira)

- 9h – Palestra sobre os Protocolos de Segurança do Paciente

Palestrantes: Luciene Rocha e Cleide Costa, gerente e enfermeira do Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente do Hospital Estadual São Lucas, respectivamente.

  • Teatro Representativo do Protocolo de Cirurgia Segura
  • Exibição de vídeo sobre Segurança do Paciente

Local: auditório do hospital

14h – Mesa Redonda: Novas Perspectivas do Cuidar com Segurança: Saberes e Refletindo Práticas

Local: auditório do hospital

16h – Encerramento

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard