Médicos, enfermeiros e farmacêuticos participam de seminários sobre segurança do paciente e controle de infecções

Nestas quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza o VIII Simpósio Estadual em Centro de Material e Esterilização, o VI Seminário Estadual de Segurança do Paciente e a XVIII Jornada Capixaba de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, que visam promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente e ao controle de infecção em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.
Os eventos promovidos pelo Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), pela Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS) e pela Comissão Estadual de Segurança do Paciente (CESP) têm por objetivo atualizar os profissionais da área para práticas mais seguras dentro dos serviços de saúde, promovendo debates e compartilhando experiências para o engajamento do paciente no seu cuidado.
De acordo com a técnica da equipe de serviços de saúde, Maria das Graças Souza, para garantir a eficiência nas questões abordadas durante os eventos é necessária a adoção de medidas que garantam a utilização de práticas seguras para o processamento de produtos para a saúde.
Já a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Najla Nagib, destacou que em qualquer local de trabalho existem riscos. “E na área de saúde não é diferente: podem ocorrer quedas, problemas com medicamentos ou em cirurgias. Mas com o envolvimento do paciente nos seus cuidados, esse risco pode ser diminuído. Neste evento, pretendemos discutir estratégias para permitir o envolvimento do paciente em sua segurança", disse.
Com relação a prevenção de infecções, a coordenadora Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Elisa Lucas Barcelos, esclareceu que o foco da jornada capixaba deste ano é atualizar as medidas necessárias para conter o avanço da resistência microbiana a antibióticos, e destacou ainda que os pacientes participam ativamente na aplicação dessas medidas quando não praticam a automedicação.
Os eventos acontecem no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM) e são direcionados a médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Central de Material Esterilizado (CME), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e dos Núcleos de Segurança do Paciente, além de técnicos das vigilâncias sanitárias Estadual e municipais.
Programação
VIII Simpósio Estadual em Centro de Material e Esterilização - quinta-feira (22/11)
9h30 - Palestra “Desafios e qualidade no processamento de Endoscópios Gastrointestinais Flexíveis”, com a enfermeira do Hospital das Clínicas/UFMG Maíra Marques Ribeiro.
11h30 - Debate
12h - Intervalo
13h - Mesa de discussão: Desafios da desinfecção de produtos para saúde termossensíveis. Participantes: Enfermeiros de entidades hospitalares do ES
14h30 - Mesa de discussão “RDC 15/2012- após 6 anos, o que mudou nos hospitais do ES”, com enfermeiros de entidades hospitalares do Espírito Santo.
16h – Encerramento
XVII Jornada Capixaba de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e VI Seminário Estadual de Segurança do Paciente – sexta-feira (23/11)
8h30 - Abertura oficial do VI Seminário de Segurança do Paciente e da XVIII Jornada Capixaba de Controle de Infecção
9h - Palestra: “O envolvimento do paciente na segurança do cuidado”, com Victor Grabois, coordenador Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Proqualis/Icict/Fiocruz
10h – Mesa-redonda: O desafio de identificar os pacientes corretamente.
Relato de experiência 1: Andressa Tomazini Borghardt, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HUCAM.
Relato de experiência 2: Beatriz de Freitas Junqueira, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HIMABA
Coordenadora: Profª Dra. Flavia Batista Portugal (Universidade Federal do Espírito Santo)
10h40 - Intervalo
11h - Panorama da Segurança do paciente no estado do ES, com Najla Nagib - CESP
11h30 - Discussão
12h - Intervalo
13h - Palestra “Panorama do avanço da resistência microbiana: o que sabemos, o que fazemos e o que deve ser feito”, com Dr. Bil Randerson Bassetti, CCIH do Hospital Estadual Central, e Dra. Luciana Neves Passos, CCIH Hospital UNIMED Vitória
13h40 - Comunicar bem, que mal tem?, com Isabel Cristina Raupp Pimentel, Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.
14h10 - Perfil parcial do consumo de antimicrobianos no ES e Diretriz estadual para contenção do avanço da multirresistência no ES, com Elisa Lucas Barcelos - CECISS
15h - Intervalo
15h20 – Mesa-redonda: Envolvendo o paciente no controle de IRAS.
Tema 1: Nas medidas preventivas em ISC - Enfermeira Priscila Lima da Silva Almeida - CCIH do Hospital Unimed Vitória
Tema 2: No estabelecimento e manutenção de Precauções e Isolamentos - Enfermeira Terezinha Lopes - CCIH do Hospital Estadual Central
Tema 3: No alcance da boa adesão a pratica de higiene das mãos – Enfermeira Fernanda Santos Eleuterio - CCIH do Hospital Meridional
Coordenadora: Enfª Diana Rosa Campos – CCIH do Hospital Estadual São Lucas
17h - Encerramento
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643