Mães, crianças e familiares que já passaram pelo Método Canguru no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha terão um momento de confraternização nesta segunda-feira (30). O método proporciona atenção humanizada para todas as crianças que nascem com peso abaixo de 2,5 kg, diminuindo o tempo de internação dos recém-nascidos.
Também participarão do encontro mães e bebês que ainda estão internados no hospital. De acordo com a coordenadora estadual do Método do Canguru, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, a confraternização proporcionará a troca de experiências das mamães e familiares, que poderão contribuir com o conhecimento das mães que estão iniciando as etapas do Método Canguru.
“Vamos fazer uma sensibilização para mostrar os resultados alcançados com o Método Canguru, principalmente porque com ele as crianças prematuras adoecem menos”, afirma a coordenadora. Segundo Rosa, o Método Canguru é usado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha desde 2011, quando o vínculo entre a mãe e o bebê passou a ser integral com a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINca).
Entre as 318 crianças que foram contempladas com o Método Canguru ao longo destes anos está Ana Clara, que nasceu com pouco mais de 1,600 kg. A mãe dela, Lorena Ferreira Bela Suente, conta que por causa do método a recuperação da filha foi mais rápida, reduzindo sua permanência no hospital.
“Ana Clara nasceu de 33 semanas, o que fez a família ficar preocupada. Mas nos apresentaram o Método Canguru e foi um alívio, pois de início ela poderia ficar mais de dois meses no hospital, e com o método ficou menos de um mês. Pra mim foi muito importante ficar com ela nesse período”, relatou Lorena, que continuou aplicando os cuidados especiais em casa e observou a evolução da filha, hoje com três anos.
Conheça
O Método Canguru é composto por três etapas e todas elas contam com apoio de equipe multidisciplinar, que é formada por médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.
A primeira fase é realizada dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quando é promovido contato pele a pele precoce entre mãe e recém-nascido. Além de acompanhamento dos pais, é aberta visita conjunta em horários específicos para irmãos e avós.
A segunda etapa funciona na Unidade de Cuidados Intermediários. Nesse espaço, mães permanecem em posição canguru, participam e aprendem cuidados especiais que os recém-nascidos devem receber, tais como dar banho e trocar as fraldas. Também é intensificado o estímulo ao aleitamento materno.
Na terceira e última parte, o bebê ganha alta hospitalar, mas continua sendo acompanhado pela equipe por meio de consultas agendadas até que atinja 2,5 kg.
Referência
Em 2013, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha recebeu do Ministério da Saúde uma certificação como Centro de Referência no Método Canguru. Com isso, o hospital passou a estar apto a capacitar profissionais e atuar como multiplicador do método em todo o Espírito Santo.
Serviço
Confraternização de famílias do Método Canguru
Local: Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha – espaço verde entre a portaria e o Banco de Leite Humano. Data: 30 de novembro de 2015 (segunda-feira). Horário: a partir das 14h30.
|