Secretário conhece modelo de atendimento integrado em Minas Gerais

O secretário Ricardo de Oliveira continua em Minas Gerais, nesta sexta-feira (14), conhecendo o modelo de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) utilizado lá. Ontem, Oliveira e uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) foram recepcionados pelo secretário de Estado da Saúde de Minas e, depois, seguiram para Santo Antônio do Monte, município localizado na microrregião de Divinópolis, no Oeste de Minas. O modelo de assistência aplicado nessa região é o mesmo que está sendo implantado pela Sesa, com a integração dos serviços da atenção primária e da atenção secundária por meio da Unidade de Cuidado Integral à Saúde, prestes a ser inaugurada no Região Norte do Espírito Santo.
“A articulação entre a atenção primária e a atenção secundária é uma das principais questões a ser tratada para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para oferecer ao cidadão um atendimento resolutivo precisamos trabalhar sob a ótica da integração dos serviços, principalmente no que diz respeito à atenção primária e à atenção secundária”, comenta Oliveira.
Essa operação em rede garante a continuidade do cuidado ao usuário e transforma o paciente em corresponsável pelo tratamento. Em Minas Gerais, o Centro Integrado de Referência Secundária Viva Vida e Hiperdia aplica o Modelo de Atenção às Condições Crônicas há mais de um ano e, nesse período, tem colhido resultados positivos na saúde dos pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças. Os hipertensos, por exemplo, melhoraram os valores da pressão arterial em 94% dos casos. E 97% dos diabéticos com lesão nos pés e nas mãos evoluíram para cicatrização.
Parceria
Assim como em Minas Gerais, a articulação entre a atenção primária e a atenção secundária no Espírito Santo está sendo orientada por uma metodologia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) com apoio do consultor do Conass Eugênio Vilaça. A implantação da Unidade de Cuidado Integral à Saúde faz parte do programa prioritário da Sesa “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a abertura de cinco unidades de especialidades distribuídas nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa.
A Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte será primeira a entrar em funcionamento. Cada unidade terá capacidade para realizar até 232 mil procedimentos por ano, entre consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, ortopedia e exames especializados, como radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia, endoscopia, entre outros.
Da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, acompanham o secretário nesta visita o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Francisco José Dias da Silva; a superintendente da Regional Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani; o técnico da Superintendência Regional Norte de Saúde Marllus Cavalcanti; o gerente de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde, Márcio Costa Ribeiro; e a diretora do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, de São Mateus, Gilmara Sossai.
Também participam da visita o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; o secretário de saúde de Nova Venécia, Gleikson Barbosa dos Santos; o assessor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Espírito Santo (CIMNorte), Mauro Esteves; e o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião Moreira da Cruz.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.esgov.br
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27