Secretário da Saúde orienta universitário em criação de start-up

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, vai ser o mentor de um estudante de Engenharia de Produção do Instituto Federal (Ifes) de Cariacica num projeto start-up que visa facilitar a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O universitário estuda a criação de um aplicativo de celular que mostra para o paciente o local de atendimento mais adequado para seu caso de acordo com seu perfil (idade, doenças crônicas preexistentes, entre outras informações) e com os sintomas que ele está apresentando no momento.
“Funciona assim: o usuário entra no aplicativo e digita seus dados. Com base nesses dados, o sistema de avaliação de risco do aplicativo vai indicar o local mais adequado e mais perto para ele buscar atendimento. A ideia é evitar as grandes lotações das urgências em hospitais e Upas por pacientes que não precisam de um tratamento de urgência, mas que por falta de informação acabam buscando atendimento em um local inadequado”, explica o universitário Rafael Viana Mendes, 23 anos, que participa do programa Shell Iniciativa Empreendedora, desenvolvido por uma instituição social sem fins lucrativos e filantrópica.
Ricardo de Oliveira é um gestor com foco em resultados. À frente da Secretaria de Estado da Saúde desde 2015, ele tratou de criar a Subsecretaria de Gestão e Inovação, sob a qual estão as gerências de Economia, Saúde e Inovação; Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional; e Projetos. Foi também sob a gestão dele, na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – no primeiro mandato do governador Paulo Hartung –, que foi criado o Prêmio Inoves, em 2005. O Inoves é o legado de uma administração empreendedora, que busca sempre estimular a busca pela melhoria contínua na gestão pública.
Toda essa experiência do secretário de Estado da Saúde fez diferença na hora do universitário Rafael Mendes escolher seu mentor. O jovem empreendedor pesquisou e escolheu a dedo o profissional para orientá-lo. Pesou também o fato de o secretário Ricardo de Oliveira ser formado na mesma área que o universitário estuda. “Ele também é da área de Engenharia de Produção, então ele entende do assunto. Além disso, já trabalhou em outras áreas do governo; não só na saúde, mas na gestão pública como um todo. Já que a start-up é para o SUS, precisava de alguém do governo para me assessorar bastante”, contou.
Segundo a coordenadora local do programa Iniciativa Empreendedora, Rany Ferrari, o programa é composto por um ciclo de nove meses, divididos em três etapas: Laboratório de Ideias, Oficina de Projetos (etapa em que acontece a mentoria) e Fábrica de Negócios. A partir do autoconhecimento, análise e desenvolvimento de habilidades empreendedoras, o participante avança cada etapa em busca da estruturação de seu plano de negócio até concretizar suas ideias.
A coordenadora explica que o mentor é um profissional do mercado que acompanha voluntariamente um projeto, apoiando o desenvolvimento da empresa nascente com experiência, conhecimento e abrindo portas em sua rede de relacionamento. O papel do mentor é auxiliar o empreendedor no desenvolvimento dos planos de negócio, trocar ideias, oferecer orientações e inspiração, além de promover novos relacionamentos e ser ponte para a ampliação da rede de contatos do empreendedor.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246