12/07/2016 13h29

Secretário reafirma Choque de Gestão na Saúde

Em continuidade ao Choque de Gestão que vem implementando na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde que está à frente da pasta, Ricardo de Oliveira abriu os trabalhos da reunião de hoje pela manhã (12) para falar da importância do Plano Estadual de Saúde 2016/2019. A reunião aconteceu no auditório da Sesa. Logo no início de sua fala, o secretário deixou claro que o plano representa “um exercício para mudar a qualidade da gestão da saúde”. O eixo central continua sendo o Choque de Gestão.

Ricardo de Oliveira deixou claro para os mais de 80 funcionários da saúde presentes que se não for investido cada vez mais em planejamento não se consegue oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, avaliou que planejamento não acontece de um momento para outro. Isso leva certo tempo, como mostrou Oliveira.

“Isso é normal. Vamos continuar implementando o Choque de Gestão. O principal é que temos de fazer valer os direitos dos usuários do SUS. Essa prática é fundamental. O que vamos fazer na Sesa, com essa mudança de mentalidade, é deixar um importante legado. Reconhecemos que temos de ter uma organização ainda mais robusta”, frisou o secretário.

Oliveira destacou alguns pontos que considera fundamental para que o trabalho alcance o resultado esperado pela gestão da saúde. Apontou que garantir o acesso do cidadão aos serviços é importantíssimo, assim como oferecer um atendimento de qualidade. Voltou a afirmar que a transparência ao acesso aos serviços de saúde por parte do cidadão é fundamental.

O secretário de Saúde também fez questão de ressaltar que a racionalização da aplicação dos recursos é uma questão da qual nunca vai abrir mão. “Nosso objetivo vai ser sempre o interesse do usuário do SUS. Por isso, temos de fazer uma discussão séria sobre o acesso aos serviços”, completou.

Ao falar do Centro de Consultas e Exames Especializados – o primeiro a entrar em funcionamento será o da Região Norte –, Ricardo de Oliveira afirma ter a convicção de que a saúde deve ser pensada e implementada pelas regiões, de acordo com cada realidade. Ele frisou que não tem sentido o poder central ficar ditando regras para essas regiões. “São as pessoas que moram nas regiões é que sabem de suas reais necessidades. Não tem sentido a Sesa ficar pensando o que deve ser feito na Região Sul, por exemplo”, disse.

O secretário de Saúde cobra de todos os que trabalham no setor que tenham transparência, controle total de suas funções, eficiência e racionalização no investimento.

Centros

O primeiro Centro de Consultas e Exames Especializados a entrar em funcionamento é da Região Norte do Espírito Santo, em Nova Venécia. A obra já foi concluída. O Estado investiu R$ 4,3 milhões na obra e mais R$ 700 mil em equipamentos e mobiliários. A capacidade de atendimento da unidade é de até 19.300 procedimentos/mês, até 232 mil procedimentos/ano.

Os procedimentos a serem realizados pela unidade são consultas (oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, orrinolaringologia, cardiologia, angiologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, ortopedia, entre outros) e exames especializados (radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia, endoscopia, entre outros).

São os seguintes os municípios da Região de Saúde Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

A implantação dos Centros de Consultas e Exames Especializados faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco centros de especialidades distribuídos nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa. 

O objetivo da implantação dos Centros de Consultas e Exames é estruturar pontos de atenção de média complexidade que darão suporte e qualificação à Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, a implantação dos ambulatórios de especialidades vai complementar as redes de atenção nas regiões de saúde e, como consequência, dará suporte especializado às unidades básicas, promovendo a resolutividade e a integralidade do cuidado à população do Espírito Santo que necessite de atendimento ambulatorial especializado (consultas, exames e outros serviços de apoio diagnóstico de atenção secundária) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Álvaro Muniz

Fotos: Asscom/Sesa-ES

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard