Sesa promove o 3º Encontro Estadual de Consultórios na Rua em Vitória

A Secretaria da Saúde (Sesa) em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Vitória (Semus) realizou nesta terça-feira (26), o 3º Encontro Estadual de Consultórios na Rua, com o objetivo de discutir os avanços no programa Consultório na/de Rua. O evento aconteceu no auditório do Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória.
O evento contou com representantes da Sesa, das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; da Semus de Vitória e de profissionais municipais da Grande Vitória e estudantes da área de saúde.
Durante a abertura, a referência técnica de Promoção da Equidade da Sesa, Júlio César de Morais, lembrou da importância dos consultórios de rua e destacou os direitos da população que vive em situação de rua.
“Temos sempre que lembrar que as pessoas em situação de rua têm que ter o acesso garantido em todo serviço, acesso garantido por lei a qualquer estabelecimento de saúde, seja na Atenção Primária, secundária ou na terciária, sem exigência de documento, cartão SUS, etc. Os consultórios fazem parte de uma política a mais que vem para atender os municípios com uma grande concentração desta população”, disse Morais.
A subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Raiana Rangel, destacou, em sua fala, sobre a intersetorialidade entre as políticas. “Participar deste encontro que promove o diálogo e troca de experiências de intersetorialidade e das políticas públicas é fundamental. Temos objetivos comuns, como garantir integralmente os direitos da população em situação de rua e trabalhar na articulação com as demais secretarias”.
Para a representante da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Teresa P. Ferreira, “o diálogo com o Consultório de Rua é fundamental, pois a abordagem social está lado a lado, atendendo essa mesma demanda e queremos estreitar essa comunicação”, informou.
Os Consultórios na Rua são de gestão municipal, credenciados pelo Ministério da Saúde. No Estado, os municípios da Serra, Vitória e Vila Velha possuem os consultórios. A Sesa presta apoio técnico aos municípios, acompanha e avalia as ações e serviços prestados e cria políticas públicas, avaliando os indicadores de morbidade e mortalidade.
O evento
O 3º Encontro Estadual de Consultórios na Rua acontece após gestores estaduais e municipais identificarem a necessidade de trabalhar os conceitos e temáticas referentes aos consultórios na rua diretamente com os serviços de saúde implantados, como uma estratégia para envolver trabalhadores, gestores e os usuários na discussão sobre a importância de qualificar as ações desses serviços.
Pela manhã, os participantes acompanharam, em meio a uma roda de conversa, sobre o panorama dos Consultório na/de rua do Estado, os critérios para o credenciamento de novos consultórios e as perspectivas no Espírito Santo. Em seguida, debateram sobre a nova legislação de internação involuntária e a redução de danos com os médicos Zanandre Avancini e Cleilson Teobaldo dos Reis.
À tarde, representantes dos consultórios de rua da Serra, Vila Velha e Vitória compartilharam as práticas exitosas e os desafios. Para a psicóloga da equipe de Consultório na Rua, de Vitória, Joana Rodrigues, é importante que outros serviços também estejam reunidos. “Pois assim, podemos cada vez mais avançar enquanto políticas públicas na garantia dos direitos das pessoas em situação de rua”.
Ainda pela tarde, o encontro encerrou com as participações de representantes dos movimentos sociais dos Trabalhadores em Situação de Rua, Teófilo Roberto de Souza e do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, Rosangela Nascimento Roseno.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643