20/06/2023 15h14 - Atualizado em 21/06/2023 08h47

Caps Cidade oferta mais conforto e acolhimento aos usuários

Com o objetivo de proporcionar mais conforto e o acolhimento adequado aos usuários, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), reformou todo o ambiente interno do Centro de Atenção Psicossocial, o Caps Cidade, localizado em Cariacica. A entrega da reforma da unidade aconteceu na última sexta-feira (16) com a presença de servidores, familiares e usuários do local. O investimento foi de R$ 113.651,95.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que esse é mais um trabalho do Governo do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde Capixaba (SUS), possibilitando melhor assistência aos usuários.

“A conclusão das obras no Caps é mais uma entrega da gestão do governador Casagrande e que fortalece ainda mais o SUS capixaba. Com essa nova estrutura, os usuários da unidade desenvolverão as atividades com maior conforto e acolhimento, sendo essencial para o tratamento adequado dos mesmos”, disse o secretário.

Durante o encontro, o diretor do CRE Metropolitano, Alex Sandro Ferreira Santos, ressaltou a importância do Caps Cidade para a sociedade. “É um espaço que proporciona a interação e o crescimento das pessoas. Estamos muito felizes por este momento, e gostaria de desejar boas-vindas a essa nova etapa e essa nova vida”.

Para a coordenadora do Caps Cidade, Adriana Zoppi, a união dos usuários e com o novo espaço contribui para o desenvolvimento das atividades, além de melhorar as respostas terapêuticas dos tratamentos.

“Hoje é um dia muito feliz para nós. O Caps é a nossa casa e agora ela está novinha, pronta para voltarmos com os laços afetivos e construirmos novas histórias juntos. Agradeço muito pela compreensão de todos durante as obras e tenho certeza que agora teremos mais conforto físico e visual, proporcionando maior qualidade no atendimento e respostas terapêuticas. Esse é o reconhecimento que vocês, usuários da Saúde Mental, merecem”, afirmou a coordenadora.

Ainda durante o evento, foi divulgado o primeiro livro escrito e publicado pelos usuários do Caps Cidade, nomeado “A Arte do Inconsciente”. Lançado oficialmente em maio de 2022, o projeto retrata o cotidiano e as experiências em diversos ambientes da saúde mental, além de poesias e narrativas com personagens.

As adequações no Caps Cidade

Durante três meses o Caps Cidade passou por diversas adequações, como pintura das paredes e portas, troca de forro, assentamento de pisos e troca de sanitários e chuveiros. A diretora, Adriana Zoppi, explica que nesse período a equipe colocou em prática estratégias de adequação do trabalho desenvolvidos com os usuários com o intuito de garantir que os mesmos não ficassem desassistidos.

“Inicialmente nós suspendemos as atividades coletivas e permanecemos com os atendimentos individuas, além de realizarmos atividades externas como ida ao Parque Moscoso para acompanhar a Oficinas Expressivas. Além disso, reforçamos nossas visitas domiciliares, contato telefônico diário e também utilizamos o auditório do CRE Metropolitano para algumas atividades, sempre buscando o acompanhamento do usuário e não permitir que ele ficasse desassistido”, frisou Adriana Zoppi.

“O Caps é a nossa família”, conta usuária do SUS

“O Caps é a nossa casa, a nossa família. Não consigo me imaginar sem esse ambiente e sem as pessoas que estão aqui comigo”. Esse é o relato de Danielle Cristina Lima, usuária do Caps Cidade há 12 anos. Durante a reinauguração do espaço, ela ressaltou a importância dessa reforma e como o acolhimento realizado no local possibilita uma nova vida aos cidadãos.

“Essa reforma é uma grande realização e tudo está lindíssimo. O Caps é para muitos, assim como para mim, a primeira família. Se hoje eu tenho uma vida fora daqui, trabalhando, fazendo cursos e escrevendo diversas histórias, é fruto do acompanhamento desenvolvido com a equipe. Sou e serei eternamente grata a cada um que faz parte dessa história”, disse.

“A reforma deixou o ambiente ainda mais acolhedor e está muito bonito. Esse local representa muito para nós e é essencial para o nosso crescimento. Desde quando cheguei fui bem acolhido e hoje posso dizer que tenho uma nova família”, ressaltou José Igídio De Medeiros, usuário da unidade há dois anos.

Caps Cidade

Atualmente o Caps Cidade é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e atende 333 usuários com quadros de transtornos mentais. O Caps Cidade atende adultos com transtornos mentais graves por meio de demanda espontânea ou por encaminhamento via serviços de saúde, oriundos do município de Cariacica. Os profissionais realizam o acolhimento e uma avaliação psicossocial para continuidade do tratamento.

Na unidade são prestados serviços de Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e assistência farmacêutica. Além disso, durante tratamento na unidade, os cidadãos participam de oficinas terapêuticas, como artesanato, fala livre, karaokê, cinema, entre outras atividades que têm como objetivo incentivar a interação, o laço afetivo e reabilitação psicossocial.

Syria Luppi /  Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais