Bebê com menos de 30 dias movimenta hemocentros em todo o Estado

Há quase 30 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, o pequeno Théo movimentou amigos e familiares e conseguiu, em apenas 10 dias, 30 doares de sangue. Para a mamãe, a alegria de contribuir para a assistência ao filho.
“É muito bom saber que nossos amigos se empenharam nessa tarefa, que fomos capazes de responder ao chamado do hospital, que meu filho é muito amado por todos. Eu sei da importância da doação de sangue e, hoje, mais do que nunca, entendo as campanhas para doação”, disse Rosana Alvarenga, a mãe do Théo.
A família é de Colatina, no noroeste do Estado, onde a mãe fez todo o acompanhamento pré-natal. Com 28 semanas de gestação, após um volumoso sangramento, Rosana veio encaminhada ao Hospital Dr. Jayme. Théo nasceu no dia 02 de maio, pesando um quilo, e apresentando desconforto respiratório e onfalocele, uma má formação em que os órgãos ficam fora da cavidade abdominal.
“O Théo é um bebê que requer cuidados especiais. Ele tem uma onfalocele grande com o conteúdo de todo o fígado e as alças intestinais fora do abdômen. Com poucos dias de vida, ele é um guerreiro e as doações de sangue ajudaram nas transfusões e na cirurgia que ele vai enfrentar”, explicou a médica coordenadora da UTIN do Hospital Dr. Jayme, Silvia Louzada.
A Agência Transfusional esclarece que para todos os pacientes internados que precisam de transfusões sanguíneas, os familiares são abordados para que busquem os hemocentros mais próximos e façam a doação, já que essa é a única forma de aumentar os estoques de sangue dos hospitais. O caso do Théo chamou atenção porque a família foi receptiva e zelosa com o pedido.
“Abordamos todos os familiares de pacientes internados na tentativa de mobilizar as doações de sangue e o caso do Théo é um feito raro. Nunca vimos uma família tão comprometida e tão cuidadosa com um pedido nosso. Em poucos dias, recebemos dos hemocentros de Colatina, Vitória e Serra as notícias da quantidade de doações em nome do paciente. Com poucos dias de vida, ele já salvou muitas outras pessoas”, completou o médico hematologista e hemoterapeuta responsável pela Agência Transfusional do Hospital Dr. Jayme, Breno Quintão.
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 3331-7552
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643