20/02/2025 09h24 - Atualizado em 21/02/2025 10h11

Bloco de Carnaval anima manhã do Hemoes e reforça importância da doação de sangue 

O clima de Carnaval já tomou conta do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. Nesta sexta-feira (21), o Bloco de Rua Coisa de Negres fará uma apresentação especial para animar doadores e profissionais do hemocentro. O evento, que tem início às 8h30, contará também com a participação da artista Trancinha, garantindo um momento de muita música e alegria. 

Com dez integrantes, o bloco levará ritmos tradicionais do Carnaval para dentro do Hemoes, reforçando a importância da solidariedade durante esse período festivo. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de sangue, especialmente no período de celebração do Carnaval, em que os estoques tendem a cair devido ao aumento das viagens e festividades. 

A diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, destaca a relevância da ação: "O Carnaval é uma época de festa, mas também precisamos lembrar da responsabilidade de manter os estoques de sangue abastecidos. Todos os anos, neste período, enfrentamos uma queda significativa nas doações, enquanto a demanda nos hospitais permanece alta. Com essa ação, buscamos unir a cultura e a solidariedade, sensibilizando a população sobre a importância de doar sangue antes de viajar ou aproveitar a folia. Cada doação pode salvar até quatro vidas e esse gesto pode fazer toda a diferença para quem precisa”, ressalta a diretora-geral Marcela Murad. 

O Hemoes reforça que qualquer pessoa saudável, entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pode doar sangue. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. Para isso, basta comparecer ao hemocentro portando um documento com foto e estar bem alimentado.

Serviço

O Hemoes está localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, em Maruípe, Vitória. O funcionamento é diário no horário das 7h, com cadastro de doadores sendo realizado até as 18h20.

O atendimento é realizado por livre demanda e o cidadão que desejar pode realizar o agendamento para a doação de sangue www.hemoes.es.gov.br.

Para obter endereço e horário de funcionamento dos Hemocentros, acesse: https://hemoes.es.gov.br/enderecos-dos-hemocentros.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard