10/05/2024 14h59 - Atualizado em 10/05/2024 15h25

‘Caminhos da Gestão do SUS’: encontro marca debate sobre fortalecimento do SUS e capacitação aos gestores de saúde

Profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa) estiveram presentes, nessa quinta-feira (09), na abertura do IV Encontro Estadual de Gestores e Técnicos Municipais de Saúde do Espírito Santo – “Caminhos da Gestão do SUS”. A capacitação, promovida pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), marca o debate sobre o fortalecimento do SUS capixaba e a qualificação de gestores e técnicos de saúde em gestão pública.

O encontro contou com a participação dos secretários municipais de Saúde das 78 cidades capixabas, dos técnicos em saúde, além de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES).

Presente na mesa de abertura, o secretário de Estado de Saúde, Miguel Duarte, que também estava representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), destacou que quando há um encontro de gestores, “é um encontro de desafios”. “São poucos que aceitam esse desafio e, quando vemos que muitas pessoas têm acesso à saúde pelo trabalho que exercemos, é muito compensador”, disse. Duarte ainda parabenizou a iniciativa do Cosems/ES e Conasems pelo trabalho de qualificação.

Durante o IV Encontro Estadual de Gestores e Técnicos Municipais de Saúde do Espírito Santo – “Caminhos da Gestão do SUS”, os profissionais tiveram espaço para capacitações a respeito do encerramento do exercício, tendo em vista o ano eleitoral nos municípios, além de atualizações sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

“É um momento importante para os gestores e para a capacitação, um tema importante de como encerrar o nosso exercício e fazer da melhor forma, além de nos atualizarmos sobre o financiamento para sabermos o que receber, onde melhorar, onde investir etc.”, explicou a presidente do Cosems/ES e secretária Municipal de Saúde de Jerônimo Monteiro, Sandra Lupin.

Para que as discussões e capacitação fossem ainda mais significativas, as palestras foram ministradas pelo consultor jurídico do Conasems, Tadahiro Tsubouchi, sobre o “Encerramento da Gestão do SUS”, o “Monitoramento dos instrumentos de Planejamento no DGMP e InvestSUS”, com a representante do Ministério da Saúde, Berevânia Lisboa; e pelo presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, no debate sobre “Novo financiamento da Atenção Básica”.

“É um espaço para que possam trocar experiência, buscar conhecimento e se atualizarem, especialmente em um ano de encerramento de gestão, e que, com certeza, vai refletir na qualidade da gestão e na assistência dos municípios. Em relação ao financiamento, foram pactuadas as diretrizes e teremos agora o detalhamento com relação à Nota Técnica e saber quais os indicadores serão. Lembrando que teremos doze meses de transição, então nenhum impacto direto para este ano que é de eleição”, salientou o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos