10/10/2025 13h19 - Atualizado em 10/10/2025 13h20

Campanha alerta sobre riscos de acidentes com produtos cáusticos, que atingem principalmente crianças

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox/ES), realiza neste sábado (11) uma ação educativa no Shopping Vitória, dentro da Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes Cáusticos 2025. A iniciativa é promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com o Núcleo Especial de Prevenção e Atenção às Intoxicações (NEPAINT/CIAtox/ES) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O evento terá distribuição de materiais informativos do CIATox, peças lúdicas para crianças e orientações diretas ao público sobre os riscos do uso e armazenamento inadequado de produtos cáusticos como produtos de limpeza (alvejantes, desentupidores de pia, saneantes), cosméticos (como alisantes capilares com amônia), produtos químicos industriais (baterias de disco, frequentemente presentes em brinquedos e equipamentos eletrônicos).

De acordo com dados do CIAtox/ES, 1.221 casos de acidentes cáusticos foram registrados em 2024 no Espírito Santo. Mais da metade das ocorrências (50,4%) envolvem crianças de 1 a 4 anos, e a Grande Vitória concentra 64,6% dos casos.

“Os acidentes com produtos cáusticos são silenciosos, mas devastadores. Uma simples distração pode causar queimaduras graves e sequelas permanentes. Por isso, precisamos insistir na prevenção e na informação”, destaca a coordenadora do CIAtox/ES, Joanina Bicalho Valli.

“A campanha busca sensibilizar famílias e cuidadores, mostrando que atitudes simples, como guardar produtos de limpeza fora do alcance das crianças, podem salvar vidas. Vamos ainda divulgar o serviço do CIAtox/ES,m que oferece orientação gratuita e 24 horas por meio do telefone 0800 283 9904, para casos de intoxicação ou dúvidas sobre exposição a substâncias químicas”, reforça a especialista.

 

Serviço:

Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes Cáusticos

Dia: 11/10 (sábado)

Hora: 10 às 15h

Local: Shopping Vitória – 1º piso - próximo a Loja Le Biscuit


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard