Campanha mundial sobre Segurança do paciente começa nesta terça-feira (17)

A campanha mundial em prol da segurança do paciente, para marcar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, teve início nesta terça-feira (17), na Rede Hospitalar do Estado. A ação é desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de propagar a busca por uma assistência cada vez mais segura.
O slogan da campanha deste ano é “Fale pela Segurança do Paciente”, e de acordo com a representante da Comissão Estadual de Segurança do Paciente (Cesp), Najla Nagib Paulo, este assunto é um componente essencial na qualidade do cuidado com os usuários do sistema de saúde. “Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo”, disse.
No Estado do Espírito Santo, a Cesp trabalha promovendo o estímulo à disseminação da cultura de segurança nos estabelecimentos de saúde. De acordo com a representante da Comissão, durante o mês de setembro é fundamental que os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) realizem ações educativas nas unidades hospitalares para evitar a ocorrência de eventos adversos. “Cada um de nós pode melhorar a segurança do paciente, seja profissional de saúde, trabalhador, usuário ou acompanhante”, afirmou.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente:
Meta 1 – Identificação correta do paciente;
Meta 2 – Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
Meta 3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
Meta 4 – Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
Meta 5 – Higienizar as mãos para evitar infecções;
Meta 6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Notificações e debates
No período de março de 2014 a abril deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 14.270 notificações relacionadas a eventos adversos. De acordo com Najla Nagib Paulo, a maior parte dessas notificações estão concentradas na região Metropolitana do Estado.
Várias ações estão programadas para serem realizadas durante o ano de 2019. A representante da Cesp destacou que, em novembro, será realizado o VII Seminário Estadual de Segurança do Paciente. O evento será realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM). “Serão discutidos assuntos como a inserção do paciente no cuidado de saúde, o panorama da segurança do paciente no estado”, disse Najla Nagib.
Também em novembro será realizada a 18ª Jornada Capixaba de Controle de Infecções.
Programação
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, o Núcleo de Segurança do Paciente preparou várias atividades voltadas à conscientização. Nesta terça-feira (17) estão sendo realizadas oficinas e sorteio de brindes entre os colaboradores e usuários. Além disso, durante toda a semana o hospital será iluminado com a cor laranja, que é dedicada à campanha.
Atualmente o Himaba participa do Projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que visa à implantação das metas de segurança utilizando a chamada Ciência da Melhoria.
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, também realiza, durante toda a semana, ações internas, com objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde e usuários sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). As atividades desenvolvidas no HEUE também estão ligadas ao Projeto Paciente Seguro. Além disso, o HEUE está integrado ao Projeto Paciente Seguro, desde abril deste ano.
O Hospital Estadual Central (HEC), também em Vitória, realiza reflexões sobre o tema. Desde 2017, o hospital trabalha com projetos de melhorias relacionados à sepse, prevenção de pneumonia clínica, prevenção de infecção relacionada a assistência a saúde na UTI, além de contar com uma equipe de resposta rápida.
E no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, são realizadas ações que envolvem funcionários, pacientes e acompanhantes da unidade, em atividades educativas e lúdicas, além de faixas com divulgação do tema e slogan da campanha e exposição de cartazes com as seis metas de segurança do paciente afixados pelo corredor principal e refeitório da unidade.
“As informações estão sendo difundidas em todas as recepções, preparamos um material que já está sendo divulgado nos televisores das recepções: Principal, Urgência e Emergência, Maternidade e Ambulatório. E as brincadeiras englobam a programação com placas e fotos”, destacou a farmacêutica do Escritório da Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Flavia Pinto.
Agenda – Dia Mundial da Segurança do Paciente
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Data: 17/09 (terça-feira)
9h30: Abertura oficial do Evento
10 horas: Oficina Meta Prevenção de Lesão por Pressão
11 horas: Oficina Meta Identificação Segura
13 horas: Oficina Meta Medicamentos Seguros
14 horas: Oficina Meta Prevenção de Quedas
15 horas: Oficina Meta Higiene de Mãos
16 horas: Oficina Meta Cirurgia Segura
Local das atividades: Área verde interna do Hospital.
Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
- Entre os dias 16 e 18 de setembro, nos turnos diurno e noturno, os profissionais da área assistencial participam de treinamento para rever a Meta 1 – Identificação correta do paciente.
Na ocasião, será desenvolvido um Quiz, com perguntas relacionadas ao assunto. Na parte da tarde, acontecerá uma capacitação no Centro Cirúrgico, reforçando essa meta 1; Simulação do Time Out da Cirurgia Segura, que é uma pausa antes do início da cirurgia, para verificação de todos os itens necessários para uma cirurgia segura, além de uma sensibilização sobre a proibição de adornos no setor.
- Nos dias de 22 a 25 de setembro, todas as metas Internacionais de Segurança serão apresentadas pelos profissionais, durante uma feira expositora, que ficará próxima a área de acesso ao refeitório do hospital. Para reforçar a sensibilização, serão realizadas ações lúdicas durante a abordagem das metas.
- Durante o ano, os profissionais do hospital participam de várias capacitações, com objetivo de eliminar os riscos na assistência em saúde.
Hospital Estadual Central (HEC)
Data: 26/09 (quinta-feira): palestra sobre segurança do paciente e debates sobre o tema.
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
As ações programadas para esta terça-feira (17) e quarta-feira (18), envolvem atividades educativas e lúdicas, além de faixas com divulgação do tema.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
(27) 3331-7552
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
(27) 3636-4733 / 99227-1031
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
(27) 3636-3187