11/03/2025 18h04

Capacitação atualiza profissionais em normas e procedimentos para vacinação na Região Central

O Programa Estadual de Imunizações (PEI) da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), iniciou nesta terça-feira (11) a "Capacitação em Normas e Procedimentos para Vacinação". O objetivo é atualizar o conhecimento técnico e prático dos profissionais que atuam na área de imunização. O treinamento segue nos dias 12, 18, 19 e 25 de março, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, em Colatina.

Conduzida pela enfermeira e referência técnica em Normas e Procedimentos para Vacinação da Sesa, Sônya Correa, a capacitação abrange os 15 municípios da Região Central de Saúde. Com carga horária de 40 horas teóricas, podendo se estender para 80 horas com a parte prática, o curso é estruturado para formar multiplicadores de conhecimento, que levarão o aprendizado para suas localidades.

“Os enfermeiros que participam da capacitação também estão sendo preparados para multiplicar esse conhecimento em seus territórios, abordando normas, conservação e armazenamento de vacinas, calendário vacinal, eventos adversos e rede de frios. São módulos completos ao longo dos cinco dias de capacitação. Lançamos um novo manual no ano passado, e essa formação já está atualizada com essas diretrizes”, explicou Sônya Correa.

A enfermeira e referência técnica da Imunização da Rede de Frio da Regional Central de Saúde, Marinalva Dias de Andrade Haese, destacou a importância da formação para garantir uma vacinação segura e de qualidade. “Com as nossas referências técnicas municipais de imunização, enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) e técnicos de enfermagem capacitados, conseguimos administrar uma vacinação segura e orientar sobre os Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (Esavi). A população se sente mais segura quando atendida por profissionais qualificados”, disse.

Ela prosseguiu: “Atualmente, a Regional Central de Saúde conta com 88 salas de vacinação, e iniciativas como essa são fundamentais para garantir a segurança e a eficácia dos serviços de imunização oferecidos à população.”

Participante da capacitação, a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) de São Roque do Canaã, Iara Pereira, também reforçou a relevância da atualização constante. “Estamos participando para replicar o conhecimento em nosso município com outros enfermeiros e técnicos de enfermagem, abrangendo todas as salas de vacinação. É essencial mantermos a atualização frequente, pois normas, notas técnicas e procedimentos mudam constantemente”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

carloscandeias@saude.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard