19/12/2022 18h00

Centros Regionais de Especialidades somam mais de 80 mil consultas em 2022

O Governo do Espírito Santo trabalha para ampliar a oferta da assistência médica especializada para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, somando os dados das quatro unidades dos Centros Regionais de Especialidades (CRE’s), mais de 80 mil atendimentos foram realizados em todo o Estado.

Localizados nas quatro regiões de Saúde, os CRE’s garantem o acesso oportuno da população às consultas especializadas, com a oferta de 28 especialidades distintas, entre elas oftalmologia, cardiologia, neurologia e nefrologia.

O cidadão que tem necessidade de consultar nessas unidades deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde será avaliado pelo médico e, caso necessário, encaminhado ao atendimento.

Um exemplo é de Edilene Maria Soares, moradora de Mucurici e paciente do CRE localizado em São Mateus, que teve a assistência realizada no local durante a gravidez dela de alto risco.

“Iniciei todo meu processo na UBS de Mucurici. Na triagem, o enfermeiro entendeu meu risco alto e me encaminhou para o CRE. Foi tudo muito rápido, desde a descoberta da gravidez até o encaminhamento para o Centro, sem falar nos meus exames, que saíram bem rápido também. Eu tinha consultas mensais e, na reta final da gravidez, consultei a cada quinze dias, a pedido do médico. Fiz minha última consulta e o médico já me encaminhou para Colatina para o parto. Gostei muito do atendimento que recebi, fui muito bem tratada”, ressaltou Edilene Maria Soares. 

Mais de 30 mil atendimentos no CRE Metropolitano em 2022

Na região Metropolitana de Saúde são ofertadas no CRE 17 especialidades médicas, entre elas cardiologia, geriatria, pneumologia, ortopedia e alergologista. De janeiro ao início de dezembro de 2022, foram realizados no local 30.306 atendimentos aos usuários do SUS capixaba, sendo a dermatologia com a maior demanda, contabilizando 4.749 pessoas nesse período.

Além disso, de janeiro a novembro deste ano, mais de 4,4 mil cidadãos consultaram com oftalmologistas na unidade e outros 5,8 mil foram assistidos no Programa de Órteses e Próteses, responsável pela dispensação de óculos, lupas, telescópios e próteses oculares para pacientes de todo o Estado. No local, também são realizados os exames de teste ergométrico, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ao todo, foram mais de 2,7 mil pessoas atendidas neste ano.  

Para garantir maior oferta no exame de espirometria, foi disponibilizada este ano mais uma sala para execução do procedimento, garantindo assim 60 atendimentos semanais. Os usuários também contaram com palestras sobre os cuidados com a pessoa idosa.

O diretor da unidade, Alex Sandro Ferreira Santos, destacou a importância dos serviços prestados no CRE para a sociedade, além das parcerias com institutos de ensino para a ampliação de vagas de estágio em clínica médica.

“Neste ano, disponibilizamos mais seis vagas de estágios para atuação nas áreas de neurologia e otorrinolaringologia, e outras 12 de residência para psiquiatria. Esse trabalho foi possível devido às parcerias com o Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e escolas privadas. O CRE é uma unidade que aproxima o cidadão das especialidades médicas e que permite que diversos atendimentos em um único espaço”, ressaltou Santos. 

Quatro novas especialidades implantadas no CRE de Colatina

No CRE de Colatina quatro novas especialidades passaram a ser ofertadas à população em 2021, com atendimentos em cardiologia, neurologia, angiologia e psiquiatria. O que trouxe um número importante ao Centro, com o crescimento de 63% no atendimento especializado, com mais de 20 mil usuários atendidos.

Para qualificar ainda mais o atendimento aos usuários, a Secretaria da Saúde (Sesa) planeja contratar novos especialistas e aumentar a oferta de consultas ambulatoriais em 2023.

Atualmente, o CRE Colatina conta com mais de 20 especialidades para atender os usuários do SUS na região Central, entre elas neurologia adulto e infantil, cardiologia geral, dermatologia, gastroenterologia, urologia geral e angiologia, além de exames como eletrocardiograma e eletroencefalograma.

A região abrange 15 municípios: Colatina, Pancas, Baixo Guandu, Marilândia, São Gabriel da Palha, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Governador Lindenberg, São Roque do Canaã, Águia Branca, Alto Rio Novo, Mantenópolis, São Domingos e Vila Valério. 

CRE Norte realiza média de 2 mil atendimentos mensais

O CRE Norte, localizado em São Mateus, é referência em consultas e tratamentos especializados, sendo responsável pelo atendimento da população que reside nos 14 municípios da região. Entre janeiro e novembro deste ano, foram realizadas 25.162 consultas, o que representa, em média, 2 mil atendimentos mensais.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por assistentes administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, médicos especialistas, entre outros.

Uma das novidades no local este ano foi o aumento das especialidades ofertadas, como a neurologia pediátrica. Além disso, foram ofertadas capacitações para os servidores que atuam diretamente no serviço de ostomizados, com o objetivo de aprimorar as habilidades técnicas de cada profissional. O CRE também vem oferecendo uma assistência especial a esses pacientes, por meio de grupos de convivência.

A previsão para o próximo ano é criar o Ambulatório Regional para doenças inflamatórias intestinais, além de incluir o serviço para tratamento da dor. 

Mais de 14 mil consultas no CRE de Cachoeiro

No CRE de Cachoeiro de Itapemirim, 14.402 usuários do SUS capixaba foram atendidos de janeiro a outubro deste ano. Já no último mês de novembro, a unidade, que atende a 26 municípios da Região Sul de Saúde, registrou 1.337 consultas realizadas.

Ainda em relação aos últimos dez meses de 2022, as especialidades médicas com maior número de consultas efetivadas foram, respectivamente, neuropediatria, com 2.101 atendimentos; angiologista adulto, com 1.584 consultas; e otorrinolaringologista geral, com 1.411.  

Em relação às melhorias estruturantes, o núcleo finalizou neste ano a implantação da rede lógica da unidade, que possibilita a informatização de todos os seus setores e do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), por meio da plataforma e-SUS APS Multimunicipal.

“É muito importante frisar que, ao interromper a circulação de papeis e prontuários físicos pela unidade, essa nova ferramenta de trabalho qualifica o atendimento do usuário do SUS, desde a chegada na recepção até a finalização da consulta no consultório médico”, avaliou o chefe do Centro Regional de Especialidades de Cachoeiro, Francisco Alexandre de Oliveira.

Ele destacou ainda que a expectativa é que a conclusão da reforma das estruturas física, elétrica e hidráulica de toda a unidade ocorra em 2023. Também segundo Oliveira, a previsão para o próximo ano é que seja viabilizado o retorno da realização de exames de eletroencefalograma e de eletrocardiograma, além da possibilidade da regionalização da dispensação de óculos de grau.

 

Serviço:

Endereço e horário de atendimentos nos CRE’s

CRE Metropolitano 

BR-262, Edifício Cristiano Tavares Collins and Ed - Jardim América

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

 

CRE de Colatina

Rua Aroldo Antolini, S/N, Vila Nova

De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

  

CRE de São Mateus 

Rodovia Othovarino Duarte Santos, 630, San Remo

Telefone: (27) 3767-6150

De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

 

CRE de Cachoeiro de Itapemirim 

Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 02, Centro

Telefone: (28) 3526-1802 / 1800 / 1803 / 1805 / 1809

De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais
daniellyschulthais@saude.es.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência Regional Central de Saúde

Lorena Zonta
lorenazonta@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Norte de Saúde

Anna Carolina Otoni

annacampos@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra
felipebezerra@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard