CIB-ES discute Centro de Consultas e Exames Especializados

Uma das pautas da terceira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Espírito Santo (CIB-ES), realizada nesta quinta-feira (21), foi o novo modelo de atenção à saúde e o novo modelo de gestão que estão sendo implantados na rede pública estadual a partir da experiência da Região Norte, onde será instalado, em setembro, o primeiro Centro de Consultas e Exames Especializados (CCEE) do Estado.
Mais do que um grande espaço físico onde poderão ser realizados até 232 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados, os CCEEs representam o máximo esforço do Governo do Estado para realizar, na área da Saúde, um trabalho que de fato traga efetividade para os serviços ofertados à população.
“A inauguração desse primeiro Centro em Nova Venécia demonstra que nós estamos começando a andar para mudar o panorama de atendimento ao cidadão. Algo importante a ressaltar é que esse Centro terá uma gestão profissionalizada e baseada na meritocracia”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
Para o secretário, muito conhecimento está sendo produzido a partir dessa experiência, não só na construção desses modelos de organização e de gestão, mas também no que diz respeito à sustentação desse novo modelo de atenção à saúde. E isso tudo, na avaliação dele, deve ser usado nas demais regiões, que em breve passarão pelo mesmo processo para implantar seus Centros de Consultas e Exames Especializados.
Conforme pactuado com os municípios da Região Norte de Saúde, a gestão do CCEE de Nova Venécia será feita pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos municípios da região – Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão – por meio do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIMNORTE-ES).
Segundo a superintendente da Regional Norte de Saúde, Gilcilene Pretta, o CCEE será monitorado por um grupo de dez profissionais, cinco representantes dos municípios e cinco do Estado. Essa equipe vai monitorar as metas do serviço e toda mudança necessária no contrato de gestão deverá ser discutida e aprovada no âmbito da Comissão Intergestores Regional (CIR) Norte, que reúne representantes dos municípios da região.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99983-3246/99943-2776