19/05/2023 11h56 - Atualizado em 24/05/2023 15h30

Conferência Estadual de Saúde debaterá garantia de direitos e defesa do SUS

O Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES) realizará, entre os dias 24 e 27 de maio, em Praia Formosa, Aracruz, a 10ª Conferência Estadual de Saúde com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O evento acontece a cada quatro anos e tem como objetivo reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS como a universalidade, integralidade e a equidade para garantia da saúde como direito humano, além disso, estabelecer diálogos com a sociedade acerca da defesa do SUS, assim como a relevância da participação popular para o exercício do controle social.

Cabe ainda à Conferência, elaborar propostas que atendam às necessidades da saúde do povo capixaba e definir diretrizes a serem incorporadas no Plano Estadual de Saúde e no Plano Nacional de Saúde.

“Temos a expectativa de que será um evento grandioso, em que as plenárias tratarão sobre temas muito importantes relacionados a garantia de direitos e defesa do SUS. Nesses dias, o SUS capixaba vai se encontrar e demonstrar a relevância da participação popular para o exercício do controle social”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Etapas municipais

O processo de realização das Conferências tem início com as etapas municipais e Conferências Livres que ocorreram em 1º de novembro de 2022 e 15 de abril de 2023. A partir desse processo de escuta local dentro dos territórios, foi possível conhecer às necessidades de saúde da população de todos os municípios.

Na Conferência Estadual, os delegados oriundos dos municípios terão a oportunidade de debater o conjunto de proposições aprovadas nas Etapas Municipais e apontar rumos das políticas de saúde do Estado.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Ewald, destaca esse importante momento de retomada da participação social no processo de realização da Conferência. Ele acredita que a Conferência Estadual de Saúde, produzirá propostas relevantes para o SUS capixaba.

10ª Conferência Estadual de Saúde

Data: 24/05 a 27/05/2023

Local: Sesc Praia Formosa - Rodovia ES-010, Km 35, Santa Cruz – Aracruz/ES

*Quarta-feira 24/05/2023

10h às 20h - credenciamento de participantes;

10h30 às 16h - Stands de Exposição de Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz e parceiros: Programas de Saúde nas Escolas, Oficinas Terapeuticas do CAPS 2, Exposição de materiais confeccionados pelos pacientes; Realização de Imunização e outros;

13h à 14h30 - Papo de Saúde: “Mobilização social para reinstalação dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde”

Convidados: MPES, SESA, FEHOFES, Comissão de Acompanhamento dos Conselhos Gestores e Mesa Diretora do CES

15h - Abertura Apresentação cultural: Coral Indígena - Aldeia Boa Esperança

15h30 - Mesa de Abertura da 10ªConferência Estadual de Saúde e Etapa Estadual da 17ª CNS

17h - PALESTRA MAGNA: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”

Palestrante: Rodrigo Cesar Faleiro de Lacerda – CNS

18h30 às 20h - Abertura da Tenda da Educação Popular "Flávia Amboss"(PEDPOPSUS) - Mística e Roda de conversa – ‘A Educação Popular em Saúde na construção do amanhã: garantindo direitos, defendendo o SUS e a vida! (PEDPOPSUS)’

*Quinta-feira 25/05/2023

8h às 12h - Credenciamento

08h - Ciranda ou Dança Circular (prática popular e integrativa)

08h30 - Atividade cultural - Teatro - grupo do Centro de Convivência dos Idosos - CCI de Aracruz

09h - Mesa Redonda: Balanço Estadual das Ações em Saúde e o Cumprimento do Plano Estadual de Saúde do ES

Palestrantes: Tadeu Marino – SESA; Fabiano Ribeiro – ICEPi; Dr. Diego Gomes Conte - iNOVA Capixaba.

14h - Mesa Redonda - Eixo 1, 2, 3 e 4

Palestrantes:

Eixo I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos - Luís Carlos Reblin (Ministério da Saúde);

Eixo II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas - Ana Targina Rodrigues Ferraz (UFES);

Eixo III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Henriqueta Tereza do Sacramento (SEMUS Vitória/REDE PICS ES);

Eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas - Anselmo Dantas (SESA).

17h às 18h30 - “Papo de saúde”: “Comunicação e Redes Sociais como ferramenta de mobilização social na defesa do SUS”

Convidados: Equipe de Comunicação do PDPi/CES; Equipe de Comunicação do ICEPi; Gerência de Inovação do ICEPI; ASSCOM; LABIC/UFES e Influenciadores Digitais

17h às 19h - Roda de conversa: ‘Os desafios da participação popular na construção do SUS que queremos: a produção de saúde dos Sujeitos e Territórios em Movimentos’ (PEDPOPSUS ES)

17h às 19h - Roda de conversa

*Sexta-feira 26/05/2023

08h - Prática Coletiva de Cuidado

09h às 12h - Grupos de Trabalho - Eixos de 1 a 4

10h30 às 12h - RODA DE CONVERSA

10h às 19h - Inscrição de candidatos à Etapa Nacional

13h30 às 16h30 - Grupos de Trabalho - de 1 a 4

14h às 15h30 - Roda de Conversa: Ações intersetoriais do Programa de Saúde nas Escolas - Experiência exitosa no Município de Aracruz

17h às 19h - Ato político de Encerramento da Primeira Turma do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - PEDPOPSUS ES.

17h às 18h30 – “Papo de saúde”: “Educação Permanente para o Controle Social – balanço, desafios e perspectivas do projeto desenvolvido pelo PDPi/CES”.

Convidados: Equipe do PDPi/CES, Gerência de Ensino do ICEPi; Coordenação Estadual de Plenária de Conselhos de Saúde e COSEMS"

17h às 18h30 - Roda de conversa: Saúde Integral da População Negra

*Sábado 27/05/2023

09h - Plenária Final: Apresentação das Propostas Priorizadas e dos Delegados(as) Inscritos(as)