06/09/2023 11h36 - Atualizado em 06/09/2023 14h18

Confira os serviços da Saúde que funcionam nos dias 07 e 08 de setembro

Em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (07), e do Aniversário de Vitória, na sexta-feira (08), os serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência terão horários diferenciados em algumas cidades. Fique atento aos horários de cada serviço.

As unidades das Farmácias Cidadãs de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia e Venda Nova do Imigrante funcionarão até esta quarta-feira (06), não havendo atendimento no dia 07 de setembro. Porém, retornam com os atendimentos no horário habitual na sexta-feira (08). O mesmo vale para os Hemocentros regionais em Colatina, Linhares e São Mateus e os Centros Regionais de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Em relação à unidade de coleta da Serra e das Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cariacica, Guaçuí, Itapemirim, Serra, Vila Velha e Vitória, e do Centro Regional de Especialidade (CRE) Metropolitano, em Cariacica, esses serviços funcionam até está quarta-feira (06), não havendo expediente nos dias 7 e 8 de setembro, retornando os atendimentos na próxima segunda-feira (11). Assim como o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), que tem o atendimento realizado no ambulatório do local até esta quarta-feira (06), e retorna às atividades na segunda-feira (11).

Já o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES), em Vitória, funcionará normalmente todos os dias, das 7h às 18h20.

Testagem de covid-19

Durante o feriado nacional e ponto facultativo em Vitória, a testagem para Covid-19 no Aeroporto de Vitória, não terá atendimento. O serviço de testagem retornará na segunda-feira (11), por livre demanda para teste rápido e com agendamento para RT-PCR.

No Terminal Rodoviário de Laranjeiras, na Serra, o atendimento será realizado até esta quarta-feira (06), no horário das 08h às 17h, com atendimento por livre demanda para teste rápido e retorna os atendimentos na próxima segunda-feira (11). Assim como no ponto de testagem localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujo atendimento é por livre demanda para teste rápido até quarta-feira (06), das 07h às 16h, retornando na segunda-feira (11).

Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Especificamente nos dias 07, 08, 09 e 10 de setembro, o Ciatox, também disponibilizará o telefone (27) 98817-5884, com atendimento 24 horas, para facilitar o atendimento ao cidadão.

Hospitais Estaduais:
- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;
- Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;
- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;
- Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;
- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;
- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;
- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;
- Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;
- Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;
- Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);
- Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);
- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;
- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida