20/05/2022 08h30 - Atualizado em 24/06/2022 09h49

Conscientização: Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ promove ações de estímulo à lavagem de mãos e uso racional de medicamentos

Quem chegou ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, localizado em Vitória, na primeira semana deste mês de maio se deparou com uma decoração um pouco diferente: uma corrente sanguínea feita com bolas e tecidos vermelhos. Ao longo do trajeto, placas informativas explicavam a importância da higienização correta das mãos para evitar que os micro-organismos causem diversos tipos de contaminação, incluindo infecções como a sepse. 

A ação foi realizada pela Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em alusão ao Dia Mundial de Lavagem de Mãos, lembrado no dia 05 de maio. Além de chamar atenção pela decoração, a equipe liderada pela enfermeira referência Ludimila Gusmão também visitou os setores fazendo uma dinâmica para demonstrar a necessidade da higiene frequente. 

Antes de as mãos serem lavadas, a equipe coletou material de pessoas que participaram da demonstração por meio da técnica do esfregaço. A lâmina com as impurezas das mãos foi posteriormente posta em uma placa de Petri para que os micróbios pudessem se desenvolver. Em seguida, após a lavagem de mãos realizada da forma correta, o procedimento foi repetido em outra placa. Alguns dias depois, as duas placas puderam ser comparadas e o esfregaço feito com as mãos sujas resultou em um meio de cultivo muito mais propício para micro-organismos. 

“A ideia foi chamar atenção para a importância da higienização das mãos e os riscos das infecções, uma vez que mais de 99% dos micro-organismos são removidos quando as mãos são higienizadas corretamente. Com a dinâmica, pudemos mostrar de forma eficaz aquilo que muitas vezes só é dito e, dessa forma, aproveitar o momento para dar continuidade ao trabalho de sempre reforçar a importância das boas práticas de biossegurança”, explicou Ludimila Gusmão.

 

Uso racional de medicamentos 

Para celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e fazer um alerta aos profissionais da saúde, a equipe de farmácia do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, realizou um treinamento em formato de mesa-redonda para alertar sobre os perigos da automedicação e, principalmente, do descarte inadequado de medicamentos. A ação reforçou ainda a importância da verificação constante da data de validade e das condições de armazenamento, bem como a situação das embalagens que comportam os medicamentos. 

A data, 5 de maio, foi criada inicialmente para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e o objetivo segue sendo ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e da automedicação nos altos índices de intoxicação por remédios. No Hospital São Lucas, as discussões em torno do tema ainda reforçaram a importância de utilizar os medicamentos corretamente, fazer o descarte adequado e contribuir na divulgação desse conhecimento para o grande público que é leigo no assunto. 

A coordenadora da equipe de farmácia do Hospital, a farmacêutica Cammila Martins, reforçou o empenho dos funcionários em realizar a ação. Ela também comemorou os bons frutos do trabalho contínuo de atualização e treinamentos da equipe e reforçou a importância de cuidar bem dos medicamentos para garantir uma assistência de excelência aos pacientes. 

“Durante a ação, fizemos um apanhado de todos os cuidados que temos com o medicamento, desde a produção até o descarte correto. Um dos objetivos foi reforçar as boas práticas e os cuidados que já são tomados o tempo todo pela equipe”, afirmou a coordenadora, citando exemplos como a observação da data de validade e dos invólucros, o armazenamento adequado, a redução do desperdício, a verificação da prescrição (dosagem, via de administração, paciente correto) até o descarte adequado. “Dessa forma conseguimos formar uma cadeia de conferência extremamente eficiente”, frisou. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard