15/08/2017 16h40 - Atualizado em 13/09/2017 10h56

Conselheiros do TCE-ES conhecem planejamento estratégico da Saúde

Na tarde desta segunda-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Participaram do encontro o presidente do TCE-ES, Sérgio Aboudib Ferreira Pinto, o corregedor Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun, o ouvidor Domingos Augusto Taufner e os conselheiros Sebastião Carlos Ranna de Macedo e Sérgio Manoel Nader Borges. Também esteve presente o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Régis Mattos Teixeira.

O secretário Ricardo de Oliveira destacou o novo modelo de atendimento que será implantado no Estado, a Rede Cuidar, e o financiamento do SUS. “Com a Rede Cuidar vamos tratar do cidadão em sua própria região. Vamos aumentar a oferta de consultas e exames. Vamos reorganizar o atendimento na atenção primária, onde cerca de 80% dos problemas podem ser resolvidos. Se esse projeto der certo, daqui a 10 anos vamos estar discutindo qual hospital devemos fechar”, disse Oliveira.

Ele também destacou o subfinanciamento da Saúde. “Nosso maior desafio tem sido manter o serviço de saúde em funcionamento, mesmo diante da crise econômica e da queda de receita nos últimos anos. Agrega-se a isso o problema do subfinanciamento. O governo federal tem reduzido sucessivamente a destinação de recursos aos estados e municípios. Em 1993, a União era responsável por 72% do financiamento da saúde. Em 2013, a participação caiu para 43% e, desde então, só vem diminuindo. Por dois anos seguidos, 2015 e 2016, a saúde foi o maior orçamento do Estado. Hoje, o Espírito Santo investe 19% da receita corrente líquida”, detalhou o secretário.

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard