09/11/2022 17h00

Conselho Estadual de Saúde realiza Etapa Estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

O Conselho Estadual de Saúde promoveu a Etapa Estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental nessa terça-feira (08), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. O evento reuniu pessoas delegadas representantes dos segmentos de trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura da conferência contou com a presença do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, José Maria Justo. Ele ressaltou que o evento é uma oportunidade importante no espaço coletivo de múltiplos interesses para a construção de propostas para a Política Estadual de Saúde Mental.

As propostas feitas no evento serão encaminhadas à Etapa Nacional da 5ª Conferência de Saúde Mental, que será realizada em maio de 2023, para a construção de políticas públicas no Brasil e também serão encaminhadas à Secretaria da Saúde (Sesa) para que sejam incorporadas ao Plano Estadual de Saúde.

“Depois de muitos debates e trabalhos realizados nas conferências municipais e regionais chegamos na Etapa Estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O controle social capixaba ganha muito com a realização da Conferência e temos certeza que daqui sairão importantes direcionamentos e contribuições para a política de saúde mental da nossa população”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Paulo Roberto Alves Guimarães.

Fernanda Lous Sans Magano, que atua como membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão Organizadora Nacional, destacou a importância do encontro. “É fundamental que os processos de conferência ocorram para garantir a democracia e a luta antimanicomial. Este momento é um marco para buscar as garantias do cuidado em liberdade e a participação social, garantindo o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial”, pontuou.

Conferências do Conselho

As Conferências de Saúde fazem parte de um processo que envolve etapas municipais, regionais, estaduais e nacional. São elaboradas para promover a mobilização, reflexão e o debate para a formulação de políticas públicas com a efetiva participação de todos na construção de uma sociedade democrática, justa, diversa e solidária.

O objetivo é encaminhar as propostas do Estado do Espírito Santo, assim como eleger as pessoas delegadas que representarão as categorias no evento da etapa nacional.

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Equipe de Comunicação do CES/ PDPi

Ednéa Harckbart / Mariana Monteiro / Caíque dos Santos