14/11/2024 17h00

CRE de São Mateus realiza 2º Encontro Regional de Pacientes com Fibromialgia

O Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, por meio do Ambulatório Multiprofissional Especializado em Dores Crônicas, o AmparADOR, realizou o 2º Encontro Regional de Pacientes com Fibromialgia. O evento aconteceu na última sexta-feira (08), no auditório da Universidade Vale do Cricaré (Univc).

Esse foi o segundo encontro para pacientes em tratamento de fibromialgia realizado pelo AmparADOR. O primeiro foi para marcar o “Maio Roxo”, mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas, e o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A intenção dos profissionais é de que os eventos aconteçam a cada seis meses. 

O evento contou com aproximadamente 40 participantes, entre pacientes e profissionais da saúde, dos 14 municípios que integram a Regional Norte de Saúde. Com abordagem multiprofissional, a equipe do AmparADOR trabalhou, nesse encontro, práticas integrativas que podem ser complementares no tratamento da dor crônica, como uso de ervas medicinais, exercício físico, alimentação e hábitos saudáveis. 

A médica Mirella Berzin Barcellos Silva orienta que as mudanças no estilo de vida sejam feitas de forma gradual, para que a rotina se torne sustentável e prazerosa. Dessa forma, com orientação de um profissional da saúde, a medicina do estilo de vida combinada com o tratamento médico adequado proporciona a melhoria na qualidade de vida de pacientes de fibromialgia. 

Veja as dicas: 

- Atividades físicas: Exercícios leves e com baixo impacto, como caminhadas, natação, ioga e pilates. 

- Alimentação saudável: Acrescentar alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis nas refeições. 

- Relaxamento: Uso de técnicas de relaxamento como meditação, ioga, respiração diafragmática e massagem. 

- Qualidade do sono: Criar rotina do sono com horários fixos para dormir e acordar, evitar consumo de cafeína e álcool antes de dormir e atividades físicas intensas a noite. 

- Plantas medicinais: Uso de plantas medicinais por meio de chás, pomadas, xaropes, cataplasmas ou inalação. Algumas ervas recomendadas para o controle da dor e promoção de relaxamento são: chambá (anador), hortelã-pimenta, capim cidreira, açafrão, canela, camomila e gengibre.  

Fibromialgia 

A fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses. A condição afeta cerca de 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres de 30 a 50 anos. 

A doença não tem cura e as causas ainda não são totalmente conhecidas, mas estudos apontam que a fibromialgia acomete pessoas com histórico de traumas e estresse emocional, com alterações neurológicas que aumentam a percepção da dor.

AmparADOR

O AmparADOR é um projeto e uma parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade Vale do Cricaré (UNIVC).

Para ter acesso ao Programa, o paciente precisa atender a alguns critérios, como ser portador de dor há mais de três meses, dor de difícil controle ou com resposta insuficiente a tratamentos anteriores; e pacientes que façam uso de opioides ou tenham alguma doença que provoque dor crônica, como a fibromialgia. 

O ambulatório é formado por uma equipe multiprofissional composta pela médica Mirella Berzin Barcellos Silva, anestesista e pós-graduada em Dor Crônica pelo Hospital Albert Einstein e vinculada ao CRE; uma farmacêutica, a professora Ana Alice Dias de Castro Luz, e um psicólogo, o docente Jefferson Pessoa Hemerly, todos professores da Ufes; além da fisioterapeuta, a docente Cecília Machado Borgo de Almeida, vinculada à UNIVC.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard