CRE Norte participa de campanha de conscientização em praia contra câncer de pele

Dezembro é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a conscientização do câncer de pele. Com a chegada do Verão, servidores do Centro Regional de Especialidades (CRE) Norte participaram de uma ação de conscientização na praia de Guriri, em São Mateus, no último dia 14 de dezembro.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. A doença é prevenível e a detecção precoce também aumenta as chances de cura.
A mobilização foi organizada pela médica que atua no Centro Regional de Especialidades Camila Brioschi e a ação teve como objetivo orientar banhistas e trabalhadores expostos ao sol sobre os riscos e os cuidados necessários para a prevenção da doença.
“A campanha do ‘Dezembro Laranja’ tem como foco os cuidados da pele e o uso do protetor solar. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ter um contato com os raios solares de forma segura. É muito importante se proteger desde criança, porque elas são mais sensíveis e estão em formação. Os efeitos disso podem aparecem depois, no futuro, e vêm como câncer de pele, manchas e lesões. É importante prevenir desde cedo”, alertou Camila Brioschi.
Outra preocupação da ação foi em orientar os trabalhadores que atuam diretamente em exposição ao sol, como ambulantes, salva-vidas e garis. “Além de reaplicarem o protetor solar mais vezes durante o dia, essas pessoas devem usar roupas de proteção solar, chapéus, bonés e óculos escuros”, orientou a médica.
Como prevenir o câncer de pele:
- A proteção solar deve ser constante desde criança, com roupas adequadas (com proteção UV) e protetores solares;
- É muito importante conscientizar trabalhadores expostos ao sol para o uso diário de roupas com proteção UV e protetor solar;- Evite se expor ao sol das 10h às 16 horas;
- É importante lembrar de não se expor às câmaras de bronzeamento artificial;
- Também é primordial fazer o autoexame para observar o surgimento de novos “sinais”.
Atendimento dermatológico no CRE
Ao notar o aparecimento de manchas ou feridas suspeitas na pele, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde de referência do seu local de moradia e passar pela avaliação do médico.
Depois disso, o paciente é cadastrado e passa a integrar a fila para regulação. Quando a vaga for disponibilizada, o cidadão é agendado para ser avaliado pelo médico especialista.
Os atendimentos dermatológicos no CRE acontecem às terças e quintas-feiras. Os pacientes são agendados conforme a gravidade dos sintomas e também pelo tempo de espera na fila.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br