22/02/2022 11h47 - Atualizado em 22/02/2022 12h19

Crefes completa 43 anos ofertando serviços de reabilitação física de pacientes

O Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes), estabelecido no Estado por meio do Decreto 1.791-E, no dia 22 de fevereiro de 1979, completa, nesta terça-feira (22), 43 anos de promoção à independência da população capixaba com deficiência. O Centro também vem promovendo a reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19.

Em dezembro 2021, a Enfermaria obteve mudanças positivas mediante investimentos da Secretaria da Saúde (Sesa). Com melhorias realizadas na unidade, os leitos foram ampliados de 20 para 30, sendo 14 deles destinados para recuperação de pacientes com sequelas neurológicas pós Covid-19 e 16 estão atribuídos para reabilitação de pacientes com sequelas decorrentes a um processo clínico, cirúrgico ou traumatológico.

Em 2019, foi reinaugurado o espaço destinado aos pacientes que necessitam de reabilitação ortopédica. Foi reformado o ginásio de fisioterapia e construídas salas para atendimentos individualizados e em grupo. Em média, o Centro atende 240 pacientes por dia.

De acordo com a diretora geral da unidade, Adriana Batista Vidal Zardini, o Centro oferece Serviço em Medicina Física e Reabilitação em Regime de Internação e Ambulatorial. Além disso, o Crefes conta com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, que auxilia o paciente durante todo o tratamento realizado.

“O objetivo do Crefes é melhorar o atendimento e possibilitar que o paciente atinja o maior grau de independência física, funcional e autonomia pessoal”, disse.

A unidade oferece um serviço especializado que compõe a Rede de Assistência à Saúde (RAS), sendo referência aos 78 municípios do Estado. No Crefes trabalham 216 servidores. Ao todo, em 2021, foram atendidos 59.820 usuários do serviço.


Serviços:
- Reabilitação motora;
- Reabilitação auditiva;
- Ambulatório de curativos;
- Clínica da dor;
- Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção conforme definido na Portaria Ministério da Saúde Nº1272/2013;
- Concessão de aparelho de amplificação sonora individual
- Hidroterapia;
- Atendimentos com profissionais: assistente social, neurologista, nutricionista, nutrólogo, ortopedista, psicólogos e urologista para Pessoas com Deficiência Física;
- Oficinas Terapêuticas, Habilitação e Reabilitação Profissional;
- Emissão de laudos, por exemplo: passe livre, isenção ICMS, INSS.
- Profissional de Educação Física.


Como agendar uma consulta:
O acesso do cidadão aos serviços segue critérios regulatórios com a finalidade de garantir a sua universalidade. A admissão do paciente é feita, em suma maioria, por intermédio de outras unidades hospitalares e Unidades Básicas de Saúde via Núcleo Especial de Regulação em Internação (NERI) e Núcleo Especial de Regulação de Consultas e Exames (NERCE), respectivamente.

Quando o usuário do serviço é admitido na unidade, em seu primeiro atendimento, recebe uma avaliação da equipe multidisciplinar composta por médico, (fisiatra, neurologista ou ortopedista), fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo estabelece um Plano Terapêutico Singular (PTS), que determina os objetivos terapêuticos.

Os objetivos do PTS são trabalhados durante sessões de terapia que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, de forma individual ou coletiva, e aos finais de semana de 07h às 13h, de forma coletiva. Cada sessão tem duração média de 40 minutos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard