Crefes ganhará mais leitos

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), que há décadas não recebia nenhuma grande intervenção, está passando, agora, por uma reforma importante.
Na tarde desta sexta-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, acompanhado da direrora-geral Marcela Nogueira, realizou uma visita no local para ver de perto o andamento das obras. A previsão é que toda reforma seja concluída até agosto de 2019.
De acordo com o secretário, a prioridade da gestão foi investir em melhorias na infraestrutura hospitalar. Ele ficou satisfeito com o andamento das obras no local. “O Crefes é uma obra que já devia ter acontecido, mas infelizmente a burocracia impediu. Mas pelo que vi, 90% da obra já está pronta e, ela melhorando aqui, vai aumentar em 50% a oferta de leitos nesta unidade”, comemorou.
Ainda de acordo com Oliveira, a parte que está em andamento é apenas a primeira etapa de uma reforma que será realizada em três etapas. Ele destacou que o prédio tem mais de 40 anos, e muita coisa ainda precisa ser feita no local.
“Não construí o Crefes, mas fiz uma melhoria. Quem entra tem que melhorar em cima do que já foi feito pelo anterior, e foi o que eu fiz, e espero que o próximo também melhore em cima do que nós estamos deixando. A sensação do dever cumprido não é porque resolveu tudo. É porque vai entregar melhor do que recebeu. Essa melhoria contínua é em benefício do usuário”, frisou.
Além de disponibilizar os dispositivos necessários para a reabilitação dos pacientes, como cadeiras de rodas, calçados ortopédicos, aparelhos auditivos, entre outras dezenas de equipamentos, o Crefes realiza um trabalho de adaptação do paciente ao uso do equipamento e promove a reintegração da pessoa com deficiência física e auditiva à vida social, oferecendo um pacote de serviços com ganho físico, psíquico e social para os usuários, tanto adultos quanto crianças.
O Centro conta, ainda, com tratamento na unidade de internação para pacientes com perfil neurológico/trauma, um dos espaços que está sendo reformado. Com as obras, o número de leitos da unidade de internação será ampliado de 20 para 30, e as enfermarias vão ganhar, cada uma, seu próprio banheiro. Até o início das obras, para os 20 leitos existentes havia um único banheiro no corredor para uso comum.
A oficina de órteses e próteses, o ginásio de reabilitação e a unidade de internação receberão piso novo, pintura nova e melhorias nas instalações hidráulica e elétrica.
Ainda na unidade de internação será reformada a área de vivência, onde os pacientes fazem as refeições e desenvolvem atividades de entretenimento. Estão sendo refeitas também todas as salas administrativas e consultórios, além da sala de descanso da equipe médica e de enfermagem, bem como os banheiros e vestiários dos profissionais.
Já no ginásio de reabilitação o espaço será reconfigurado, de forma que a área seja mais bem aproveitada.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643