Criança faz agradecimento após ter alta do Hospital Infantil de Vila Velha
.jpeg?v=638642434269976720)
“Em primeiro lugar, eu agradeço a Deus pelo dom da vida, por ele ser pai que cuida tão bem da gente, e agradeço por todas as pessoas que ele colocou no meu caminho e por todo carinho e cuidado que tiveram comigo”. Com essas palavras a pequena Maria Clara, de 9 anos, deixou uma homenagem emocionante aos profissionais do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, após receber alta nessa quinta-feira (15), de uma internação de dois meses.
Maria Clara Costa João, que é de Teixeira de Freitas, na Bahia, deu entrada no pronto-socorro do Himaba, em junho e, após realizar uma série de exames, foi internada para tratar a Sídrome Nefrônica, que é um conjunto de sintomas característicos de inflamação dos glomérulos renais, causando inchaço, dores e outros problemas na criança. Ela também foi diagnosticada com lúpus, uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.
Durante a internação, Maria Clara viveu uma série de complicações, até ter seu quadro controlado e o tratamento estabilizado.
Para agradecer a equipe que realizou seu acompanhamento, a pequena escreveu uma cartinha que emocionou os profissionais da unidade hospitalar:
“Em primeiro lugar, eu agradeço a Deus pelo dom da vida, por ser um pai que cuida tão bem da gente. E também pela vida de várias pessoas que ele colocou no meu caminho, desde que aqui cheguei no dia 10/06/2019. Agradeço a equipe HIMABA, por todo o carinho e dedicação, que tiveram conosco durante estes meses que aqui estou. Obrigada à Dr. Maria Cecília, que me recebeu no pronto socorro deste hospital e logo viu a minha necessidade de ser acompanhada por um nefro. Prontamente chamou a Dra. Kelly. A toda a equipe médica da pediatria, por onde também passei. Em especial a Dra. Patrícia, que percebeu o quanto eu estava piorando o meu quadro clínico e me levou para o semi-intensivo, e logo em seguida para UTIP. Lá na UTIP, entraram mais médicos na luta pela busca de minha recuperação. Não vou registrar o nome de todos da equipe UTIP, mas não posso deixar de agradecer de coração, a Dra. Thaynna pelo carinho e dedicação comigo. Você vai sempre estar no meu coração. Dra. Maísa, como você é profissional e humana, faz as coisas acontecerem, como milagre. Dra. Kely, que cuidou também de mim, Dr. Léo, Dra. Ana Cecília, Dra. Ana Andréia, que me acompanhará em tratamento ainda. Enfim, a toda equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem. Mas, não para por aí, tem muito mais gente envolvida nessa minha história. Tem toda a equipe de fisioterapeuta, tia Ter, uma coisa linda que jamais será esquecida, junto com todos os seus colegas fantásticos. Tia Tati, como não falar de tia Tati, com tanto amor envolvido?! Esse amor, me ajudou a superar os dias mais difíceis e sombrios aqui dentro, sempre com aquele sorriso a me iluminar, me ajudando a driblar a ansiedade de cada dia. A Dra. Ana Maria, pessoa maravilhosa, e muito alto astral! Não posso me esquecer também da tia Rosângela e tia Penha, da classe hospitalar. Tia Rosangela, pelo carinho e dedicação comigo todo o tempo que passei pela classe hospitalar, Deus vai recompensar todo o bem que me fizeram! Me despeço de vocês com um grande aprendizado. Como pude cresce ouvindo todos vocês! Como me ajudaram quando mais precisei! Beijão, amo vocês... ♥”
MUITO OBRIGADA, EQUIPE HIMABA!
Maria Clara Costa João 15/08/2019
Maria Aparecida, 45 anos, mãe de Maria Clara, foi quem acompanhou a filha no hospital que é administrado pela Instituto de Gestão e Humanização (IGH), por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Ela contou que o depoimento foi uma iniciativa da filha que queria agradecer aos profissionais que cuidaram dela durante a internação. “Ela gosta de falar, gosta de se expressar. Aí ela escreveu estas palavras para agradecer toda a equipe pelo tratamento que obteve aqui neste hospital. Ela fez tudo de coração e planejou sozinha este momento”, contou a mãe que também fez questão de agradecer.
“Eu fiquei emocionada olhando ela agir assim. Fiquei muito grata e faço das palavras dela as minhas. Só tenho a agradecer a Deus e aos profissionais por tudo”, disse.
Com retorno previsto para a próxima a semana, Maria Clara ainda passará por novas consultas no hospital para dar continuidade ao tratamento. Nem mesmo a gravidade da doença a impediu de agradecer aos funcionários pela vitória. “É um presente com muito amor e carinho, porque todos fazem parte desta minha melhora”, afirmou.
Segundo a diretora técnica do Himaba, Patricia Helena Gamboa, a atitude da criança mostra o quanto o cuidado humanizado pode fazer a diferença na experiência positiva do paciente na unidade, facilitando a adesão e a continuidade do tratamento que, por vezes, precisa de longos períodos de internação.
“Escutando estas palavras que emocionam é que a gente percebe como a criança se sente no dia a dia. Nós do Hospital Infantil de Vila Velha temos a total preocupação de realizar um trabalho humanizado junto à família do paciente. Isso contribui muito para que a criança melhore rápido e volte para o lar”, explicou
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel: (27) 3636-3187