20/08/2025 11h45

Cuidado que vai além da assistência hospitalar: paciente do Ceará volta para casa após internação no Hospital Estadual Dr. Jayme

O vendedor Cícero Ronaldo Fernandes Santos, de 37 anos, transformou-se em um personagem de histórias sobre a importância do trabalho humanizado dentro dos hospitais estaduais. Natural do Ceará, Cícero veio ao Espírito Santo a trabalho e, durante a sua estadia, sofreu um acidente de trânsito. Nessa terça-feira (19), depois de quase três meses de internação no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, ele pôde voltar para casa, com a ajuda da equipe Serviço Social da unidade.

Cícero deu entrada no hospital no dia 25 de maio, vítima de um acidente de trânsito envolvendo moto e carro. Desde a internação, recebeu acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que garantiu toda a assistência necessária a sua recuperação. Mas, além da atenção médica, uma outra preocupação logo surgiu, como conta Gilda Lima, assistente social do Hospital Dr. Jayme.

“Logo nos primeiros atendimentos, nos questionamos sobre como seria o processo de alta segura desse paciente. Como ele voltaria para casa quando tivesse condições? Longe da família, em outro estado e sem recursos financeiros para custear a viagem, o retorno parecia um desafio difícil de superar”, comentou a profissional.

Foi nesse momento que o Serviço Social da unidade entrou em cena, contou Gilda Lima. Com o apoio da também assistente social Leidiane Cruz, as profissionais acolheram a demanda e iniciaram uma articulação com a Secretaria de Assistência Social do município de origem do paciente. De acordo com a assistente social Leidiane Cruz, o processo é moroso, por isso precisaram antecipar, analisar as opções e identificar o que seria melhor para o paciente.

“E o desejo dele era retornar para sua casa. Estamos muito felizes porque o nosso trabalho teve um final feliz”, completou Leidiane Cruz. Após os contatos e encaminhamentos necessários, conseguiram que o Governo do Ceará custeasse o transporte de volta para sua cidade natal.

“Eu vim para trabalhar. Tenho uma família que depende de mim, mas aconteceu esse acidente e tudo desandou. No início, eu pensei o pior. Agora, eu tenho certeza de que Deus sabe de todas as coisas e estou saindo daqui muito agradecido por todos vocês. Vocês me deram esperança”, disse o paciente Cícero Ronaldo Fernandes Santos.

Para a diretora de Cuidados Integrais, Alessandra Bernardino, mais que uma alta segura, foi importante também ao paciente o reencontro com sua terra, com suas raízes e com a esperança de recomeçar. “Uma história que mostra que, no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, o cuidado vai muito além da saúde física, ele também se estende à dignidade e à vida”, disse.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard