07/12/2021 09h00

Decoração especial e cantatas marcam Natal do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’

O espírito natalino tomou conta dos corredores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória. Em novembro, as equipes das áreas administrativas e assistenciais se uniram para montar uma decoração especial em vários setores e, ao longo do mês de dezembro, o hospital vai receber cinco cantatas de Natal, apresentadas por voluntários.

"A ideia de estimular os funcionários a decorar suas portas e salas foi uma forma de trazer um pouco do espírito natalino para os nossos corredores e deixar o fim de ano mais leve. Foi muito bonito ver o empenho, a dedicação e a partilha. Apesar dos momentos difíceis que todos passamos por causa da pandemia, o Natal veio reforçar a ideia de que precisamos nos unir cada vez mais", reforçou a diretora-geral do hospital, Cynthia Milanez.

Com a ajuda de doações e a habilidade dos funcionários em transformar todo tipo de material, áreas como as recepções do ambulatório, pronto-socorro, refeitório e a entrada de funcionários também receberam enfeites natalinos, trazendo um novo ânimo e uma dose de esperança aos pacientes e acompanhantes que passam pelo hospital.

“Nunca tinha visto um hospital decorado e achei muito lindo. É uma forma de fazer a gente lembrar o significado da data e também de pensar um pouco sobre a vida, principalmente agradecer”, contou a vendedora Maria Clara Martins da Cruz, que esteve no hospital acompanhando a mãe em uma consulta.

Para celebrar a decoração e reforçar a importância da empatia, do amor e do cuidado para com o próximo, a capelã hospitalar Elizabeth Pavão montou uma árvore da gratidão na capela do hospital. A decoração da árvore ficou por conta de pequenas bolas com mensagens de gratidão escritas pelos funcionários, pacientes e acompanhantes.

A capelã também acompanha os grupos de voluntários que vão se apresentar no hospital, cuidando para que os protocolos de biossegurança sejam executados sem falhas e todos desfrutem da magia da música e do Natal.

Árvore de material reciclado

Quem também não deixou passar a data em branco, foi a coordenadora da Central de Material e Esterilização (CME), Eliamara Ribeiro, que, com os funcionários, montou uma árvore de material reciclado e com um charme a mais. As bolas da árvore foram confeccionadas com fotos dos funcionários.

“O objetivo foi pegar insumos que vão para o lixo, como papéis e embalagens, entre outros materiais e transformar em algo que traga alegria. Somos 44 funcionários na CME e todos de alguma forma participaram, seja na seleção do material da árvore ou na confecção dos enfeites. Estamos muito felizes em celebrar, do nosso jeito, uma época tão linda”, disse Eliamara Ribeiro.

A gerente de hotelaria e hospitalidade Jamille Gomes Leal participou ativamente da decoração dos setores e ressaltou a importância da data para falar de empatia, solidariedade e demonstrar bons sentimentos entre as equipes e, principalmente, com os pacientes. “É uma forma de levar carinho e amor para quem passa por aqui e também para nós, já que o trabalho é uma extensão da nossa casa. Ter carinho e cuidado com esse local também é dever nosso e só traz coisa boa”, resumiu.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br      

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br    

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard