27/08/2025 13h49

Dia do psicólogo: Hospital ‘São Lucas’ realiza mais de 4.900 atendimentos em 2025

Celebrado nesta quarta-feira (27), o Dia do Psicólogo é comemorado com louvor no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) “São Lucas”, em Vitória. Com atendimento que oferece conforto psicológico, acolhimento, escuta ativa e suporte emocional, além de muitas atribuições da equipe de psicólogos que atua no hospital, o “São Lucas” já alcançou, só em 2025, o total de 4.920 atendimentos aos pacientes e seus familiares, além da participação da equipe em mais de 15 projetos de humanização vigentes no hospital.

Entre os projetos em que a equipe de psicologia do hospital está envolvida, as psicólogas Jauberleia Batista e Tamara Deppmann elegeram um favorito: “O que importa para você?”, que proporciona aos pacientes internados a realização de desejos, podendo ser desde um café com bolo até um passeio na praia.

Para o paciente Ademir José Francisco, o que importava na ocasião era tocar gaita ao ar livre. Para realizar o desejo de Ademir, Tamara e Jauberleia foram até o heliponto do hospital levando o paciente, a gaita e trazendo muitas memórias felizes de um momento único em que a baía de Vitória serviu como pano de fundo para renovar as esperanças e trazer alívio.

“A oportunidade de humanizar o cuidado é uma coisa que me encanta muito na profissão, especialmente na área hospitalar. Os atendimentos nos dão a possibilidade de cuidar da saúde mental e emocional, além do físico. Isso é cuidado integral. Parece clichê, mas a gente faz questão de lembrar e repetir o tempo todo que o paciente não é só um paciente, mas é o amor da vida de alguém”, contou Tamara Deppmann, que é psicóloga há dez anos, sendo dois deles exclusivamente na área hospitalar.

Já para Jauberleia Batista, psicóloga há sete anos, sendo quatro anos e seis meses no “São Lucas”, a possibilidade de fazer parte de uma equipe multidisciplinar que preza pelo cuidado integral é um avanço enorme no tratamento, já que os pacientes e familiares são ouvidos, atendidos e têm a chance de passar pelo processo de internação de forma mais leve, com suporte emocional e ferramentas para lidar com os traumas decorrentes de acidentes, por exemplo.

“A gratidão que recebemos dos pacientes e familiares deixa a gente sempre muito feliz. É aquele momento que reforça a nossa escolha profissional, quando entendemos na prática a importância da profissão, o nosso papel no cuidado com o paciente. As coisas que parecem simples acabam tendo grande importância, quando a gente sabe acolher, ouvir e ofertar aquilo que o paciente precisa no momento certo”, frisou Jauberleia Batista.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

Rayza Fontes (27) 93500-7248

imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard