23/05/2025 13h50

Dia Mundial de lavagem das mãos mobiliza Hospital São Lucas

Em 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra 17 anos da campanha global "Salve vidas: higienize suas mãos", adotando como tema para a campanha mundial deste ano o slogan: "Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre". O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, vem realizando atividades lúdicas e treinamentos que tiveram início nos dias 05 e 06 de maio, e vão se estender ao longo de todo o mês.

A enfermeira referência do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Lucas, Mariana Rocon, contou que uma das várias frases que nortearam a campanha foi “Cada par de mãos limpas é uma barreira a menos para a infecção — a higienização salva vidas todos os dias”.

Segundo a enfermeira, durante as dinâmicas realizadas em diferentes setores do hospital os colaboradores puderam ver na prática a importância de realizar a técnica correta e incentivar as equipes e até mesmo pacientes e acompanhantes a higienizar as mãos dentro e fora do hospital.

“A data tem como foco principal reforçar a importância da higienização correta das mãos, especialmente entre profissionais da saúde, como uma medida fundamental para a prevenção de infecções e o controle de doenças hospitalares. Mas não podemos ficar restritos só a um dia, por isso o trabalho no São Lucas é contínuo, com treinamento nas áreas, comunicação visual e um esforço constante para reforçar não só a importância da lavagem de mãos em todos os setores, como também a forma correta de realizar. É um conhecimento que precisamos levar para a vida, afinal é de muita relevância também fora do ambiente de trabalho”, concluiu Mariana.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas

Rayza Fontes

(27) 93500-7248 / 3194-0122

imprensa@heue.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard