29/11/2021 19h00

Dia Mundial de prevenção em lesão por pressão: Hospital Estadual ‘São Lucas’ tem estande interativo

Uma mesa interativa roubou a atenção de quem passava pelos corredores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória. Com maquetes, panfletos e jogos, a equipe da Comissão de prevenção e tratamento de lesões teciduais (CPTLT) mostrou a importância de reconhecer, tratar e prevenir as lesões. A ação, que ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de novembro, teve como objetivo lembrar o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão de forma diferente, trazendo para a realidade dos funcionários e lembrando o que as lesões por pressão podem causar no quadro e na recuperação dos pacientes.

Além do estande, que contou com a participação de enfermeiras do Núcleo de Educação Permanente e do Escritório da Qualidade, a instituição vem trabalhando na prevenção de lesões por pressão (LPP) de forma continuada, com treinamento nos setores. Os enfermeiros foram os primeiros a receber as instruções, com o intuito de identificar e classificar a lesão e registrar de forma correta no prontuário. Além disso, o treinamento colaborou para incentivar a notificação dos incidentes e formar mais colaborados aptos a perpetuar os treinamentos e a cultura de prevenção. Em breve os técnicos de enfermagem também serão treinados pela equipe da CPTLT.

Para a coordenadora da Qualidade, Ana Caroline Norberto, as ações são de extrema importância para os processos institucionais, uma vez que a prevenção de lesões por pressão é a sexta meta internacional para segurança do paciente.  “Estamos treinando as equipes e tornando a prevenção da LPP um cuidado constante. Dessa forma, melhoramos a segurança do paciente e, consequentemente, o estado geral dele. Cada vez mais queremos engajar as equipes na cultura de segurança do paciente”, reforçou.

A coordenadora ainda contou que existe um projeto piloto em expansão na Unidade de Terapia Intensiva A (UTI A) chamado “Salva Pele”. E com a ajuda da ciência de melhoria, após observação cuidadosa e análise de dados, o projeto será expandido para outros setores do hospital. O “Salva Pele” teve início com a eleição, feita por votação entre os funcionários, de técnicos “Salva a Pele” em cada turno do plantão. Os eleitos têm atribuições variadas, entre elas, checar o nível de ar dos colchões pneumáticos e incentivar a equipe a realizar a mudança de decúbito a cada 2 horas.

Ainda no mês de novembro, além da expansão do bem-sucedido Salva Pele, novas ações estão prestes a acontecer, sendo uma delas, a implantação do “Projeto de Posicionamento Cirúrgico para prevenção de LPP”. A ideia, segundo Ana Caroline Norberto, é que uma escala será usada para identificar os pacientes com risco de desenvolver LPP durante a cirurgia (levando em conta posicionamento e tempo de cirurgia). 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br          

  

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard