15/05/2025 10h00 - Atualizado em 15/05/2025 18h37

Dia Nacional de Doação de Leite Humano é marcado por baixo estoque no HIMABA

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é no próximo dia 19 de maio e o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), que possui um Banco de Leite Humano, está precisando de novas doações. Com uma média ideal de 70 litros de leite por semana, a unidade vem alcançando apenas 6 a 7 litros.

O leite materno pode ser doado por mães saudáveis que amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses ou que já estejam em introdução alimentar e tenham excedente de leite. Ele é direcionado para crianças da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e/ou outros bebês que têm algum tipo de dificuldade para receber alimentação, como é o caso da falta de produção da mãe.

O Banco de Leite Humano do HIMABA fornece todas as explicações para aquelas mamães que queiram ser futuras doadoras, além dos cuidados e orientações para doarem com higiene e eficácia. O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp (27) 99782-4542 ou pelo e-mail bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br

“Existem muitos mitos em torno da doação de leite, mas a realidade é que esse ato de solidariedade só faz bem para todos que participam dele. Por exemplo, é mito que falta leite para o próprio bebê, é mito que dói, não há dor neste procedimento com a técnica correta, e é mito dizer que não pode usar bomba. E no Banco de Leite do Himaba ensinamos a maneira correta de higienização e uso do equipamento”, explicou a responsável técnica do Banco de Leite Humano do Himaba, a médica Angélica Carvalho.

Os profissionais do Banco de Leite do Himaba orientam que é importante que as mães não tenham meta de doação para não correr o risco de hiperlactação. O correto é doar apenas a produção excedente, respeitando a alimentação do bebê da doadora, a saúde da mulher e garantindo leite para os bebês que precisam, além de sempre procurar o Banco de Leite para receber todas as informações e atendimentos ideais.

Leite materno e seus benefícios

A responsável técnica do Banco de Leite Humano do Himaba, a médica Angélica Carvalho, explicou que a doação de leite é positiva tanto para quem doa, quanto para quem recebe.

Segundo a profissional, o leite materno tem propriedades biológicas essenciais, especialmente para os bebês que estão na UTI, além de substâncias que ajudam na defesa do sistema imunológico. O leite auxilia ainda na diminuição do risco de infecção hospitalar; ajuda no desenvolvimento neurológico e no fortalecimento imunológico. “Para o bebê que recebe o leite, ele está recebendo o melhor alimento para ele”, reforçou a médica Angélica Carvalho.

Já para a mamãe que vai realizar a doação, o processo ajuda na produção de leite para o próprio bebê e alivia possíveis desconfortos na mama. Além disso, se a mulher ordenha primeiro para doação e, logo depois, dá de mamar, o bebê pega o leite com mais calorias, ajudando a ganhar peso.

Para Carine Alves, doadora do Banco de Leite Humano do HIMABA, a solidariedade faz toda a diferença na vida de uma gestante e seu bebê. “Decidi me tornar uma doadora porque sempre tive uma boa produção de leite e no começo da amamentação eu descartava muito, pois minha bebê não dava conta de mamar e isso me deixava com o coração partido. Pensei: poderia ser meu bebê precisando, então fui até o Banco de Leite do Himaba e me tornei doadora. O que sempre digo para outras mães é que o leite materno é muito precioso para ser desperdiçado em panos ou descartado nos ralos. Na dúvida entre doar ou não doar, doe”, disse.

Quem pode doar

O leite materno pode ser doado por mães saudáveis que amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses ou que já estejam em introdução alimentar e têm excedente de leite.

Como doar

A mãe deve realizar a coleta e armazenamento em potes de vidro com tampas de plástico, com prévia higienização e cuidados. O Banco de Leite fornece os potes, os materiais descartáveis e as orientações, além de fazer a busca dos volumes coletados na casa da doadora semanalmente.

Funcionamento do Banco de Leite – Himaba

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, finais de semana mediante agendamento prévio.

Canais de atendimento: (27) 99782-4542 (WhatsApp)

E-mail: bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br

O atendimento é realizado somente por agendamento, via canais destacados acima. Além das doadoras, o Banco de Leite do Himaba também atende público externo para tirar dúvidas e orientações pré-natal e pós-parto.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Caroline Bastos

caroline.bastos@institutoacqua.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard