Hospital Dr. Jayme desafia profissionais em palestra sobre higienização de mãos

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da equipe multidisciplinar, além de gestores e funcionários dos setores administrativos, ficaram todos atentos à palestra sobre higienização de mãos ministrada pelo diretor-técnico do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, o médico Eric Teixeira Gaigher. Longe de uma aula tradicional sobre higiene de mãos, o diretor-técnico iniciou a apresentação com cenas comuns do dia a dia.
“Falar ao celular ou enviar mensagens enquanto dirige, ou ingerir bebida alcoólica e pegar a direção, são infrações de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Quando fazemos isso, estamos desrespeitando a legislação e assumindo o risco de dano, tanto a nós quanto aos demais. Assim também acontece com a higienização de mãos, conhecemos as técnicas, sabemos da necessidade e não a fazemos. Somos imprudentes, negligentes e assumimos a responsabilidade do erro”, explicou Eric Teixeira Gaigher.
Durante uma hora, os profissionais foram impactados com as imagens e com os dados apresentados. O diretor-técnico buscou na história as primeiras informações sobre a importância da ação, lembrou das técnicas de higienização, dos impactos na assistência, apresentou os números compilados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dr. Jayme e convidou os presentes a se sensibilizarem.
“Quero que vocês reflitam, hoje, em pleno século XXI, ano de 2017, têm pessoas morrendo porque os profissionais que estão na assistência não lavam as mãos. Infecção mata e a sepse causa, muitas vezes, danos irreparáveis. Claro que a higienização de mãos não é a única responsável por questões de infecção mas, nesse quesito, temos gerência e controle”, garantiu o diretor-técnico do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
Ao finalizar a palestra, Eric Teixeira Gaigher convidou os profissionais a fazerem a diferença e, junto do diretor-geral da unidade, que participou da aula, fez um desafio aos presentes. “A direção deste hospital não corrobora com profissionais que assumem o risco de causar danos aos pacientes e eu quero fazer um desafio a vocês: a partir de hoje, vamos aumentar as taxas de conformidade de higienização de mãos da SCIH, vamos fazer a diferença na vida dos nossos pacientes”, finalizou Rogerio Griffo, diretor-geral do Hospital Dr. Jayme.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 99274-5245
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643