17/05/2021 18h15 - Atualizado em 17/05/2021 18h17

Doação de Leite Humano: Himaba registra mais de 200 visitas domiciliares para captações no primeiro quadrimestre deste ano

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e da Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, manteve os atendimentos e assistências às doadoras de Leite Humano do Estado. Foram realizadas, entre os meses de janeiro a abril deste ano, 1.664 assistências de forma individual e 229 visitas domiciliares para recolher a doação. Em 2020, nesse mesmo período, foram 2.528 atendimentos presenciais e 186 visitas domiciliares.

No primeiro quadrimestre deste ano, a unidade contou com 135 doadoras, coletando 210,9 litros de leite humano e atendendo 162 recém-nascidos. No mesmo período do ano de 2020, o hospital tinha 158 mães doadoras, 152,3 litros de leite e 201 bebês amamentados com o leite doado.

A enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano no hospital, Gisele Helena Silva, esclareceu que as equipes se adequaram à nova realidade e buscaram alternativas para fortalecer o vínculo com todos envolvidos na ação.

“Nós estamos priorizando os atendimentos telefônicos e os presenciais, que só são realizados por meio de agendamento. Com o Comitê de Aleitamento Materno e os grupos que atuam na maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), buscamos cadastrar novas doadoras e fortalecer vínculos com todas que realizam essas doações”, disse Helena Silva.

A coordenadora ressaltou que a postura da equipe e os cuidados contra a Covid-19 são fundamentais para manter a média de doações neste período. “As doadoras observam a proteção das técnicas durantes os atendimentos e visitas. Todas estão devidamente equipadas e obedecendo o protocolo contra a doença. Essa postura passa segurança para todas e as doações permanecem”, acrescentou a coordenadora do Banco de Leite Humano.

Semana Mundial de Doação de Leite Humano

Entre os dias 17 e 21 de maio, acontece a Semana Mundial de Doação de Leite Humano. O Himaba irá promover, durante toda a semana, diversas ações para incentivar e conscientizar a importância dessa ação.

Já a partir desta segunda-feira (17), a equipe do Serviço Social fará abordagens com as mães da maternidade, conscientizando para a importância da doação do leite e como as lactantes podem fazer para doar o próprio leite no Himaba.

Para atender à demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do local, são necessários, em média, 70 litros de leite por semana.  Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável, amamentar de forma exclusiva o seu bebê e ter excedente de leite.

Nesta quarta-feira (19), o Comitê de Aleitamento do Himaba apresentará mural com os dez passos do “Caminho do Leite”, que são todas as etapas desde a extração até chegar ao bebê na Utin. Haverá ainda panfletagem nos principais setores da assistência.

Fórum: “Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19”.

Para celebrar e incentivar essa ação, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) iniciou, nesta segunda-feira (17), o fórum internacional denominado “Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19”.

Na ocasião, serão discutidas as principais dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e como os estados brasileiros estão enfrentando os desafios.

Representando o Espírito Santo, a coordenadora dos Bancos e Postos de Coletas de Leite Humano, Monica Barros de Pontes, destacou que a insegurança e o desconhecimento sobre a doença dificultaram, nos primeiros meses, as ações realizadas com as doadoras.

“A falta de informações sobre o novo Coronavírus era muito grande e precisávamos nos adaptar rapidamente para minimizar o medo e a insegurança de todos envolvidos nesse trabalho. Para garantir a continuidade das atividades, destacamos o uso da Tecnologia da Informação que fez toda diferença para resgatar a confiança e a proximidade com as clientes e doadoras assistidas”, enfatizou Mônica Barros de Pontes.

O evento será realizado até esta quarta-feira (19) e contará com representantes de mais de 30 países e dos cinco continentes de diversos países, como Espanha, Inglaterra, Índia e Irlanda.

Como se preparar para retirar o leite humano?

- O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. 

- Para retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano, distribuído aos bebês hospitalizados:

1 - Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

2 - Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

3 - Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

4 - Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Onde doar?

- Hospital das Clínicas (referência do Estado)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.355, Maruípe.
Contato: (27) 3335-7515 /  (27) 33357424

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Horário de funcionamento: de domingo a sábado, das 7h às 18h  (inclusive nos feriados).
Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.
Contato: (27) 3636 3151.
E-mail: himaba.bancodeleite@saude.es.gov.br

Obs: No período de enfrentamemto à pandemia da Covid-19, o horário de atendimento está restrito das 8h às 17h. 

- Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Endereço: Avenida Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória.
Contato: (27) 3636-6568


- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Horário de funcionamento: de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h.
Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.
Contato: (28) 3521-6199 ou (28) 35266219
E-mail: blh@heci.com.br /enfermeiroblh@heci.com.br


- Hospital e Maternidade São José
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro, Colatina.
Contato: (27) 2102-2144
E-mail: direcaogeral@hmsaojose.com.br / bleite@hmsaojose.com.br

 
- Santa Casa de Misericórdia
Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira, das 7h às 16h.
Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.
Contato: (27) 3212-7246
E-mail: bancodeleite@santacasavitoria.org


- Pró Matre (Posto de Coleta de Leite Humano).
Horário de funcionamento: de segunda a segunda-feira, das 07h às 19h. 
Endereço: Avenida Vitória, 119, Ilha de Santa Maria, Vitória.
Contato: (27) 3025-0230

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais 
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
himaba.comunicacao@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard