18/03/2022 18h00

Em oito anos, Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme já realizou mais de 21 mil partos

Em funcionamento completo desde o mês de novembro de 2013, a Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, tem pouco mais de oito anos de trabalho e chama atenção para os números de atendimento. Ao longo desse período, são mais de 21 mil partos realizados e a internação de quase 10 mil bebês na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). 

“A unidade é referência em gestação de alto risco materno e fetal para todo o Espírito Santo e conta com 60 leitos de maternidade e 40 leitos de UTIN. O trabalho da equipe é diferenciado. São profissionais com capacidade técnica e diversas especializações para que o cuidado ao paciente seja integral”, destacou a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares. 

A Maternidade de Alto Risco é dividida em quatro setores: classificação de risco, maternidade, centro obstétrico e Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. À frente desses serviços estão três mulheres: a gerente da Unidade Materno Infantil, Ericka Chisté; a coordenadora médica da Maternidade de Alto Risco, Rosângela Maldonado, e a coordenadora médica da UTIN, Silvia Louzada.

 

UTIN antecedeu maternidade 

A UTIN do Hospital Dr. Jayme abriu as portas um pouco antes, em agosto de 2013, devido à demanda por leitos intensivos neonatais. As primeiras profissionais a assumirem o plantão médico no setor foram as neonatologistas Isabela Marreco, Fabiana Lopes, Josilaine Storch e Vanessa Furlan, que recordam dos momentos desde o início. 

“Me lembro do início de tudo. A organização do setor, a criação dos fluxos de atendimento, o desenvolvimento dos protocolos de assistência, enfim, chegamos até aqui com a certeza de que fizemos o nosso melhor. Nossos números de prematuros extremos são muito elevados, mas, ainda assim, os resultados estão entre os melhores do País”, completou a neonatologista Fabiana Lopes. 

A neonatologista Josilaine Storch se lembra da chegada dos bebês ao setor. “Alguns vieram transferidos da UTIN do Hospital Dório Silva. Me recordo de cada detalhe daquele dia. A capacidade técnica que existe aqui é o diferencial para os bons resultados do Estado”, recordou Josilaine Storch.

 

Setor conta com equipe de enfermagem com mais de 300 profissionais 

Além da equipe médica, a equipe de enfermagem conta com 320 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A enfermeira mais antiga do setor atua no Centro Obstétrico e conta a experiência dela. 

“Trabalhar aqui era um sonho. A gente tem certeza da humanização do atendimento. Os espaços são amplos, os profissionais são preocupados com a qualidade e com o cuidado prestado e não estou falando isso à toa. Passamos regularmente por auditorias. O setor de Ouvidoria é presente. Quando cheguei aqui, pensei que soubesse das coisas, mas que engano! Hoje, sou uma profissional pronta para os desafios, graças a essa equipe e aos nossos pacientes”, disse Bárbara Sarcinelli, enfermeira do Centro Obstétrico da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme. 

Na Maternidade de Alto Risco e na UTIN do Hospital Dr. Jayme, além dos cuidados médicos e de enfermagem, todos os bebês têm atividades humanizadas, como o Momento Psiu, quando as luzes são apagadas para que tirem uma “soneca”. Banho envelopado, banho de ofurô, luz individualizada para procedimentos, diminuição da luminosidade na incubadora, além da visita humanizada e da permanência do acompanhante 24 horas ao lado dos bebês.

 

Classificação de Risco

Todo atendimento é realizado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e de forma humanizada às pacientes. A classificação de risco é a responsável por avaliar a gestante assim que chega ao hospital e, seguindo os protocolos estabelecidos, indicar a prioridade de atendimento médico com base nos sinais e sintomas, conferindo segurança para mãe e bebê.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 99274-5245 / 3331-7552
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard