Equipe do HEC é destaque em Fórum Latino-Americano

A equipe do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) se destaca mais uma vez na produção de conteúdo relevante para a área da saúde. O HEC teve quatro trabalhos aprovados no 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde. O evento será realizado de 27 a 30 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e é voltado para gestores e líderes interessados na melhoria da qualidade e da segurança do paciente.
Os artigos selecionados descrevem relatos de experiência de projetos que foram implantados no HEC e deram bons resultados. Um dos temas escolhidos foi “O processo de facilitação da comunicação com pacientes pomeranos”, que fala sobre a criação de um guia de bolso com palavras, frases e expressões traduzidas da língua estrangeira para utilizar no atendimento ao paciente pomerano com dificuldade em falar português.
No trabalho “Implementação do ambulatório de lesões cutâneas no Hospital Estadual Central”, foi apresentada a redução significativa dos riscos de infecção e do quadro de intercorrências devido ao maior tempo de internação do paciente. Além disso, a partir da criação do ambulatório de lesões cutâneas, houve um aumento na adesão das orientações dadas na alta hospitalar e redução nas internações por complicações infecciosas, a partir do momento em que o paciente entende a necessidade de retornar à unidade hospitalar para a troca do curativo e acompanhamento sistematizado das lesões por profissionais especializados.
Já o tema “Projeto social ‘Um Pouco Mais’ no Hospital Estadual Central” tem como objetivo oportunizar acesso em curto prazo aos serviços e/ou equipamentos que poderão facilitar a continuidade do tratamento e a inserção do paciente na rede socioassistencial. O caráter inovador deste projeto é prestar assistência imediata ao paciente, no pós-alta hospitalar, e reduzir casos de reinternação. São estabelecidas parcerias com instituições de ensino, religiosas, dentre outras.
O quarto trabalho aprovado aborda a temática “Impacto das ações para aumentar a adesão à higiene das mãos em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital cirúrgico da Grande Vitória - ES”. Neste, é discutida a reduzida adesão à higiene das mãos entre profissionais de saúde, sendo considerada a medida mais simples e de maior impacto na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Pela observação direta do processo, são avaliados cinco momentos para higienização das mãos, de acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em que o profissional do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) cumpre esse protocolo, totalizando 40 horas de observação dentro da UTI.
Os trabalhos aprovados da equipe do HEC serão apresentados na próxima terça-feira (29), com exposição dos banners informativos. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de dividir suas experiências, podendo contribuir com estratégias para melhoria da gestão da saúde em nível nacional e internacional.
O HEC é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina e localizado no Centro de Vitória.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central
Lívia Romualdo / Raphaela Borges / Gessika Avila
Tel: 3636-4733 / 99227-1031
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643