20/02/2025 17h50

Equipe do Hospital Dr. Jayme Santos Neves promove encontro emocionante entre mãe e filha  

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, o compromisso com um atendimento humanizado pauta diariamente as atividades das equipes assistenciais, respeitando os desejos e necessidades de cada paciente. Um desses atendimentos encheu todo o setor da Maternidade de Alto Risco de emoção na última semana, onde a equipe presenciou o primeiro encontro de mãe e filha depois de uma separação inesperada durante o parto.

O encontro especial aconteceu entre a paciente Mariane Rosalvo Emídio, de 23 anos, e sua primeira filha, Emanuelle. Apesar de uma gestação tranquila e com acompanhamento pré-natal adequado, exames ultrassonográficos indicaram uma má-formação no bebê, exigindo atendimento especializado. No dia 08 de fevereiro, o parto foi realizado com sucesso. No entanto, Emanuelle precisou ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), enquanto Mariane apresentou desconforto respiratório e também foi levada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A separação imediata entre mãe e filha causou grande angústia e tristeza em Mariane, impedindo o esperado primeiro contato com sua bebê”, explicou a psicóloga Isabella Dellunardo. Diante da situação, a psicóloga, com o apoio da equipe de enfermagem e mediante liberação médica, organizou um encontro especial entre mãe e filha.

Mariane foi levada até a UTIN para conhecer Emanuelle, um momento emocionante que trouxe luz e esperança para a mãe. “Esse primeiro contato se mostrou essencial para o bem-estar emocional da paciente e teve um impacto positivo em sua recuperação”, justificou a psicóloga.

No dia 10, Mariane recebeu alta e agora acompanha de perto a evolução de sua filha, que permanece na UTIN. A mãe de primeira viagem aguarda ansiosamente o momento em que poderá levar sua pequena para casa. “Eu estou imensamente feliz em saber que minha filha está sem bem cuidada. Estou com meu coração tranquilo, mas ansiosa para levá-la para casa. Eu não tenho palavras para agradecer a equipe que cuidou de mim e cuida da minha filha, são verdadeiros anjos que nos salvaram”, completou Mariane.

Essas ações reforçam o compromisso do Hospital Dr. Jayme Santos Neves em garantir um atendimento humanizado. “Pequenos gestos fazem toda a diferença na jornada daqueles que estão em tratamento, proporcionando conforto e qualidade de vida mesmo nos momentos mais delicados”, pontuou o diretor-geral do hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard