08/02/2019 18h00 - Atualizado em 08/02/2019 18h49

Equipe multidisciplinar acompanha de perto evolução de pacientes internados no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Os pacientes da ortopedia atendidos pela visita da equipe multidisciplinar no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, têm à disposição 11 profissionais que, semanalmente, avaliam o paciente à beira leito e verificam o resultado das decisões médicas adotadas durante o tratamento.

Na visita aos leitos de internação são feitas análises que detalham a evolução da situação clínica dos pacientes assistidos pela especialidade da Ortopedia. O objetivo é ajudar na evolução do paciente, onde cada profissional tem a oportunidade de pontuar suas observações durante o tratamento e propor condutas.

“É um momento de interação entre equipes, onde temos a oportunidade de planejar a assistência e a alta do paciente, discutindo novas condutas e abordagens que proporciona a melhora do seu estado clínico”, explicou Ana Rita Valério de Oliveira, coordenadora de Enfermagem.

Participam das visitas ortopedista, infectologista, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutico e enfermeiro do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH).

Atenção especial

Um dos pacientes atendidos pelos profissionais é o motorista Mohamed Daher Seifeddine, que sofreu um grave acidente quando voltava do Espírito Santo para sua residência, localizada no Rio de Janeiro, e passou por alguns procedimentos desde a sua chegada na unidade, há 41 dias.

“É um momento que eu aguardo, pois, me sinto mais seguro com todos os profissionais dando uma atenção especial só para mim. Posso tirar várias dúvidas porque estão aqui todos ao mesmo tempo”, contou.

Durante a visita, esses profissionais avaliam, por exemplo, se o uso de antibióticos precisa ser substituído ou suspenso, se as feridas estão cicatrizando como o esperado e se a dieta está adequada.

Além de propor atividades físicas, com o auxílio da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, durante as visitas também são observados a fragilidade social que possa envolver o paciente e seus familiares. “A assistência se torna mais humanizada, além de ser uma oportunidade de assistir o paciente de maneira individualizada. Durante a visita, o profissional expõe suas observações e, quando há dúvidas, o paciente busca saná-las com vários profissionais ao mesmo tempo”, acrescentou Ana Rita.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967 como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida.

A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade onde também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard