23/02/2022 18h00

Escritório de altas do Hospital Estadual de Urgência e Emergência comemora 6 meses

Desde que o Escritório de Altas do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, localizado em Vitória, iniciou as atividades, os benefícios da ferramenta de gestão puderam ser vistos em praticamente todos os setores.  Além de tornar a comunicação entre as equipes mais eficaz, reduzir os processos burocráticos e ampliar o acompanhamento de pacientes internados e familiares desde a internação, o Escritório também auxilia na redução do tempo de internação médio em um dia. Também ajudou a economizar cerca de 500 mil reais desde a inauguração, em agosto do ano passado. 


A economia, segundo a diretora geral da unidade, Cynthia Milanez, possibilita o reinvestimento em outras áreas como, por exemplo, a realização de melhorias que fazem na infraestrutura do hospital. Outro ponto importante destacado pela diretora é a possibilidade de atender mais pacientes, graças à economia.

“A economia gerada graças ao Escritório de Altas agilizou, por exemplo, a realização de reformas na infraestrutura predial, aluguel de equipamentos, reforma de cadeiras do papai e longarinas, compra de equipamentos e materiais como colchões pneumáticos, travesseiros e coxins, que além de trazerem mais conforto aos pacientes, contribuem para prevenção de eventos adversos. Além disso, conseguimos atender mais pacientes e ampliamos a produção cirúrgica. E o mais importante, o paciente retorna mais cedo para casa com o seu problema resolvido. São muitos motivos para comemorar”, disse a diretora.  

Para o médico intensivista Adenilton Rampinelli, que é o gestor clínico e coordenador do Escritório de Altas do hospital ‘São Lucas’, a efetividade da ferramenta de gestão foi capaz de demonstrar na prática a importância de estimular a interação e a comunicação entre as equipes e de ter um time com o olhar treinado para resolver mais rapidamente as pendências e analisar de forma individualizada os casos.

“O Escritório de Altas é uma tendência nos grandes serviços hospitalares. No hospital, a média de mil saídas por mês com diminuição dos índices de reinternação são reflexo de uma comunicação mais eficaz com o corpo clínico e com a equipe multidisciplinar, facilitando e auxiliando nas demandas como marcação de exames, pedido de parecer e diversos outros detalhes, incluindo até reunião com os familiares para esclarecer o quadro e explicar melhor o processo de alta. É importante deixar claro que o foco não é a alta somente, mas dar segurança ao paciente de continuar a recuperação em casa, perto da família, sempre que possível”, explicou o médico. 

 

Unidade é uma das pioneiras no Estado

Os seis meses exitosos de funcionamento do Escritório são uma amostra de como as ferramentas de gestão podem mudar a realidade hospitalar, segundo informa o diretor técnico Alexandre Bittencourt.


O médico ainda comemorou o fato de o Escritório de Altas do hospital ‘São Lucas’ ser um dos pioneiros no Estado, no que promete ser uma tendência para os próximos anos em todas as instituições. 

“O objetivo é sempre revisar os processos e melhorar. Os resultados dos primeiros seis meses foram excelentes e a ideia é continuar crescendo e levando melhorias para todos os setores, pensando sempre em integrar o cuidado técnico com o atendimento humanizado”, ressaltou o diretor.

 

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